Representantes do setor de turismo e produtores de café da região participam de reunião em VRDivulgação

Volta Redonda - Na tarde desta sexta-feira, dia 19, foi realizada em Volta Redonda, a 5ª reunião do APL (Arranjo Produtivo Local) do Café do Vale do Café. O encontro teve como objetivo aproximar os setores da cadeia produtiva do produto nas cidades que compõem a região turística do Vale do Café.
O evento, que aconteceu na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, contou com quatro palestras sobre o tema.
O presidente da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Costa, falou sobre o Selo Café.
Já a empresária Adriana Oliveira, abordou o tema “Expertise no Beneficiamento de Café”; e Bernardo Costa, coordenador do curso de Engenharia de Agronegócios, na Escola de Engenharia da UFF (Universidade Federal Fluminense) falou sobre “Tendências para o consumo do café”. O encerramento foi feito pelo empresário Paulo Roberto Santos, com o tema: “O Café da Fazenda Florença: Café e Turismo”.
Os participantes também conferiram uma exposição de artesanato “Conheça o Arigó” e mostra “Cafés e o Vale”.
Representantes do setor de turismo e produtores de café da região participam de reunião em VR - Divulgação
Representantes do setor de turismo e produtores de café da região participam de reunião em VRDivulgação
A apresentação do APL (Arranjo Produtivo Local) do Café do Vale do Café ficou por conta do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.
“Encerramos o ano de reuniões do Café do Vale do Café hoje em Volta Redonda. O APL teve início em Vassouras e como é uma iniciativa que envolve mais municípios, visando o desenvolvimento coletivo, já passou por Conservatória, distrito de Valença, Mendes e Pinheiral. O objetivo é incentivar quem quer produzir o café gourmet, especial, para valorizar ainda mais o potencial turístico da região”, disse.
Participaram do encontro, produtores e comerciantes, entre eles, o vice-presidente da Ascarj (Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro), Paulo Roberto Santos. Ele encerrou os painéis da tarde com a palestra “Café e Turismo”.
Também estavam presentes na reunião o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; Daniel Freitas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; o presidente da Emater, Marcelo Costa; o deputado Federal Antônio Furtado; o vereador Hálisson Vitorino; o coordenador Estadual de Agronegócio do Sebrae-RJ, Marcos Augusto Vasconcellos, a coordenadora regional Paola Trenchini, os secretários municipais de Volta Redonda de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, e de Cultura, Anderson de Souza.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, comentou que o turismo ao ar livre está em alta e a experiência de conhecer a fazenda, ver a colheita, a torra, moer o café e depois fazer a degustação vai atrair a atenção para a região. Ele também falou sobre a importância do encontro para o setor.
“Ouve-se muito que o Rio tem vocação para o turismo, mas ações efetivas como esta é que potencializam essa realidade. Esta região é conhecida como Vale do Café pelo contexto histórico e, agora, investindo em café de qualidade e no turismo de experiência tem tudo para se firmar neste nicho”, disse.