Cirurgia de captação durou cerca de quatro horas Cris Oliveira- Secom/PMVR

Volta Redonda - A segunda captação de órgãos e tecidos para transplantes foi realizada neste ano de 2022, no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda. O procedimento ocorreu na quarta-feira, dia 09. A família de um homem, de 39 anos, que teve morte encefálica confirmada após um período internado no HSJB, autorizou a doação.
A cirurgia de captação durou cerca de quatro horas. De acordo com a enfermeira exclusiva da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HSJB, Daniela da Silva, foi possível fazer a captação dos dois rins e fígado por cirurgiões do Programa Estadual de Transplantes (PET).
“Três pessoas diferentes receberão os órgãos, fígados e os dois rins. Sabemos que é muito difícil perder um ente querido, mas a generosidade de muitas famílias logo após a perda faz total diferença na vida de muitas pessoas que aguardam pelo transplante”, falou.
O incentivo à doação de órgãos e tecidos é de responsabilidade da CIHDOTT, que atua com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeira, psicólogos e assistentes social. Este grupo aborda a família e a captação só acontece com o aval dos familiares com parentesco até segundo grau.
Segundo a enfermeira Daniela da Silva, diante de um caso de morte encefálica, comprovada por dois médicos distintos depois de exames por imagem (eletro ou Doppler), os profissionais da CIHDOTT comunicam à família que a doação de órgãos pode ser realizada. Com a autorização, os coordenadores comunicam a Central Estadual de Transplantes.