Essa ação vai garantir cerca de 2.350 viagens por mês em novos horários e outros que foram retomados. As novas viagens serão em horários e dias nos quais os ônibus deixaram de passar durante a pandemia. Apesar disso, ainda restarão lacunas a serem preenchidas e se o projeto der certo, mais linhas serão abrangidas.
O prefeito Antônio Francisco Neto ressaltou que o objetivo é resolver o problema da população, que sofre com a má qualidade do transporte público, frisando que não haverá aumento no valor da passagem. Mais: Neto explicou que toda a operação é emergencial, enquanto se resolvem questões judiciais (como da falência da Sul Fluminense), e até que se possa fazer uma licitação ampla das linhas.
“A prefeitura está pensando em quem está no ponto de ônibus esperando. Quem está lá tem pressa. Não se tem notícia de uma licitação de linhas de transporte público no país que tenha levado menos de três anos. Enquanto se resolvem questões judiciais e burocráticas, é nossa obrigação garantir o transporte das pessoas”, disse.
Os horários vão atender principalmente estudantes e trabalhadores, além de pessoas que precisam se deslocar aos fins de semana e feriados. “É obrigação da prefeitura manter ativo todos os serviços essenciais e o transporte é um deles. Por exemplo, quando uma pessoa vai ao hospital público atrás de um exame e a unidade não tem condições de realizar, a prefeitura contrata alguma empresa até que o governo municipal consiga oferecer. No transporte é a mesma coisa: é obrigação do Poder Público oferecer a viagem, mesmo que seja para uma pessoa”, ressaltou o prefeito.
Os novos horários disponíveis aqui (no arquivo em PDF) serão atualizados no site da prefeitura em breve. Confira abaixo as linhas atendidas com as novas viagens:
100 (Monte Castelo – Cajueiro)
205 (Água Limpa – Conforto)
205-B (Água Limpa – Conforto, via Pedreira)
220 (Dom Bosco – Conforto)
240 (Vila Americana – Conforto)
255 (Caviana – Vila)
125 (Ponte Alta – Roma II, via Siderópolis)
210-B (Três Poços/Vila Rica – Vila, via Mirante e Rodovia do Contorno)
420 (Três Poços, via Aterrado/Aero/Barreira Cravo)
305 (Santa Rita do Zarur – Jardim Amália II, via Santa Cruz II-Vila)
310 (Santa Rita do Zarur – Açude)
445 (Jardim Cidade do Aço – Circular Amaral Peixoto, via Vila-Retiro)
450-A (Nova Esperança – Circular Rua 6)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.