Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento - Sebastião Gomes / Divulgação
Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimentoSebastião Gomes / Divulgação
Por

O Detran Presente está hoje no Complexo da Maré das 9h às 16h. O mutirão de serviços do órgão vai atender os moradores da Maré na sede náutica do Clube São Cristóvão (em frente à estação do BRT da Maré). Destaque especial nesta edição para o curso gratuito de mecânica 'Oficina para todos', muito demandado pelos cidadãos. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros.

Os moradores da comunidade poderão emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Agendamentos para o Detran Presente no Complexo da Maré já podem ser feitos pelo site do Detran. Licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam ser solicitados pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Outros, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de solicitação prévia. Segundo o órgão, um dos serviços mais procurados é o agendamento para a realização de vistoria anual de veículos.

Documentos gratuitos para casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de emitir gratuitamente uma nova CNH para os casos de quem foi furtado ou roubado. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação. Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes. A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro também estará no evento para ajuda o cidadão na emissão de segunda via de certidões. Os participantes poderão dar entrada para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Esta será a nona edição do evento que já realizou mais de 17 mil atendimentos pelas sete cidades que passou. Será a segunda vez que o Detran Presente estará na cidade do Rio. Na última terça, para comemorar o Dia do Motorista, o mutirão esteve em São Cristóvão e realizou 3.036 atendimentos.

Você pode gostar
Comentários