Por

A primavera já começou com um calor atípico e clima mais seco que o normal. Para cuidar melhor dos pets na estação, confira as dicas da médica veterinária do HiperZoo, mega store pet de Curitiba (PR), e da farmacêutica Sandra Schuster da Docg, Jaqueline Silveira.

Pele, pelagem e banho. Quedas de pelos são normais, desde que não tenham falhas ou sinais graves. Escovar os pets três vezes por semana é o ideal, usar produtos veterinários para hidratar o pelo e caprichar no banho e na tosa.

Proteção solar. Algumas raças são mais sensíveis ao sol, como as de pelos curtos e pele branca. Nesse caso, é preciso usar protetor solar veterinário na barriga e em regiões com pouco pelo e evitar o sol nos períodos mais intensos.

Ectoparasitas. Ovos de pulgas, carrapatos e moscas eclodem com o calor, e o cuidado deve ser redobrado nesses períodos com remédios e limpeza dos locais onde os pets ficam.

Doenças e vacinas. Calor e chuva, comuns na primavera, ajudam a proliferação de doenças como a leptospirose, zoonose transmitida pelo cão. Vacinar ajuda a preveni-la e higienizar locais onde ficam os pets também.

Passeio. Evitar sair com eles entre 10h e 16h, o que previne queimaduras nas patas. Raças com focinhos achatados precisam de um cuidado maior, pois a troca de calor fica difícil pela sua anatomia prejudicando a respiração.

Você pode gostar
Comentários