Carlos Vilela, prefeito de Queimados 
 - Divulgação
Carlos Vilela, prefeito de Queimados Divulgação
Por Carlos Vilela Prefeito de Queimados

Os tempos de luta pela emancipação de Queimados ainda estão bem vivos na minha memória. Movido pelo idealismo e pelo sonho de transformar o então distrito de Nova Iguaçu em uma cidade e assim melhorar as condições de vida da população, um grupo de moradores do qual tive a honra de ser um dos pioneiros se juntou e aglutinou forças em prol dessa causa. Após anos de batalha, Queimados tornou-se independente no histórico dia 25 de novembro de 1990, dando um decisivo passo rumo ao desenvolvimento. Agora, quase balzaquiana, a cidade completa 27 anos em meio a um crescente crescimento econômico, sendo um dos municípios da Baixada Fluminense que mais avançaram nos últimos anos.

A emancipação representou para Queimados mais autonomia, investimentos, melhorias na infraestrutura, empregos e dignidade para seus moradores. Hoje, vejo que valeu muito a pena todo o sacrifício enfrentado para chegarmos aos dias atuais. Quis o destino que eu me tornasse prefeito, algo que sinceramente jamais projetei, mas que me proporciona um imenso orgulho, pois estamos podendo dar continuidade à grande transformação do município que começou com o ex-prefeito Max Lemos.

Enfrentar a crise econômica que afetou o país e mais gravemente o Rio de Janeiro tem sido um desafio a ser vencido. Contudo, por meio de um rigoroso equilíbrio orçamentário, temos conseguido passar ao largo dessa turbulência e seguir buscando novas conquistas para o município. Queimados é hoje uma das poucas cidades do estado que pagam ao funcionalismo em dia (são 2.500 servidores) graças a uma gestão financeira austera. Nosso Distrito Industrial, por exemplo, saltou de apenas sete empresas, em 2009, para mais de 40 indústrias.

Nestes 11 meses à frente da cidade, obtivemos novos e significativos avanços. Entregamos 546 habitações populares do Minha Casa, Minha Vida e estão sendo construídas outras 2.240 unidades. Na Educação, aumentamos para 15 mil o número de estudantes matriculados, implantamos sala para alunos com necessidades especiais e estamos reformando duas escolas. Já na Saúde, inauguramos duas novas Clínicas da Família, e outras três se encontram em construção; criamos um sala para tratamento de doenças genéticas raras, e em breve a cidade ganhará um Centro de Especialidades Médicas e a maternidade pública.

Como se vê, temos motivos para comemorar e devemos nos orgulhar. Por isso, preparamos uma programação de 11 dias de atividades, que incluem novas conquistas para o município como as inaugurações de uma escola, de uma Clínica da Família e de um Centro de Referência em Assistência Social, além do lançamento de um programa de incentivo municipal à aquisição de casas populares e de outro voltado à melhoria da segurança pública.

Queimados, a independência que deu certo!

Você pode gostar
Comentários