
A Polícia Civil fez operação na manhã de ontem, para desarticular uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas que atuava em um casarão invadido na Rua do Lavradio, na Lapa. O imóvel fica próximo ao Tribunal Regional do Trabalho e em frente à Escola Municipal José Varela. Durante a investigação, os agentes fizeram diversas filmagens do casarão em que aparecem estudantes com uniforme da rede pública, adolescentes e até crianças no ponto de venda de drogas.
Quatro pessoas foram detidas: duas em cumprimento aos mandados de prisão temporária expedidos nas investigações antes da operação, um foragido da Justiça e um usuário de drogas. Duas menores foram apreendidas por fato análogo ao crime de associação para o tráfico. Quatro suspeitos com prisão temporária decretada não foram encontrados. "Estima-se que o grupo atua no local há vários anos, apesar das inúmeras ações da polícia no sentido de coibir os crimes", informou, em nota, a Polícia Civil. Em cinco anos, foram cerca de cinco operações da polícia no mesmo local. Desta vez, famílias, com crianças, foram encontradas no casarão, vivendo em condições insalubres.
Participaram da ação as delegacias de Proteção à Criança e Adolescente, Proteção ao Meio Ambiente, Fazendária, Defesa dos Serviços Delegados, Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, Consumidor, Descoberta de Paradeiros e Coordenadoria de Recursos Especiais.