Festa de Natal da ONG Sonhar Acordado faz a alegria de 1.200 crianças carentes do Grande Rio
Festa de Natal da ONG Sonhar Acordado faz a alegria de 1.200 crianças carentes do Grande RioDIVULGAÇÃO/ SONHAR ACORDADO
Por ASSINATURA REPÓRTER
O Natal já se aproxima e, junto com as decorações e as luzes que enfeitam a cidade, chega também a solidariedade. É ela a responsável por ajudar os mais necessitados. Diversos grupos espalhados pelo Rio e Região Metropolitana já coletam alimentos, roupas, brinquedos, itens de higiene pessoal e até de livros para proporcionar momentos de alegria para aqueles que passam por dificuldades ao longo do ano.
A campanha 'Natal Sem Fome', da Ação da Cidadania, retornou após uma década. O motivo, porém, não é dos mais animadores. A crise político-econômica que assola o país agravou o cenário que era de melhora após o Brasil sair do Mapa da Fome da ONU, em 2014. O projeto pretende arrecadar 500 toneladas em alimentos não perecíveis até o dia 16 e já atingiu 70% da meta só com contribuições financeiras de pessoas físicas e empresas. "A fome está ligada ao desemprego, à desigualdade e à extrema pobreza, itens que pioraram muito. Concluímos que era preciso agir agora para evitar o retorno ao Mapa da Fome. Seria um enorme retrocesso", explica Kiko Afonso, diretor-executivo do Ação da Cidadania.
Publicidade
A ONG Sonhar Acordado, que ajuda 13 instituições em diversas comunidades do Grande Rio, está recolhendo doações para a festa de Natal que promoverá no domingo, dia 10, no Sítio do Santo Agostinho, em Jacarepaguá. No evento, estarão 1.220 crianças e cerca de 2 mil voluntários. A criançada vai receber kits escolares e brinquedos. "Cada criança tem um voluntário que a acompanha o dia todo, além do pessoal que trabalha na organização", conta Raquel Araújo, uma das coordenadoras.
Moradores de rua também ganham atenção especial. O projeto 'Natal na Rua' reuniu amigos de um bloco de Carnaval para arrecadar itens variados e doá-los em uma ceia no dia 21, provavelmente, nos Arcos da Lapa. "Gostaríamos de proporcionar um momento acalentador", declara Barbara Lau, uma das organizadoras.
Publicidade