CONEXÃO MENTAL

Nissan apresenta tecnologia de leitura da mente para controle de automóveis

Por O Dia

Tecnologia B2V da Nissan
Tecnologia B2V da Nissan -

A Nissan anunciou o resultado de pesquisas que permitirão que veículos interpretem sinais emitidos pelo cérebro dos motoristas. A tecnologia batizada de 'Brain-to-Vehicle', ou B2V, promete acelerar o tempo de reação para os motoristas e fará com que os carros se adaptem continuamente. O objetivo, segundo a montadora japonesa, é tornar a experiência de dirigir cada vez mais agradável.

No B2V, o motorista usa um dispositivo capaz de captar sua atividade cerebral, que depois é analisada pelos sistemas autônomos. Ao antecipar o movimento pretendido, o sistema pode gerar ações como girar o volante ou reduzir a velocidade em 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o motorista, sempre de modo imperceptível.

"Quando a maior parte das pessoas pensa em direção autônoma, o que vem à mente é uma visão muito impessoal do futuro, em que os seres humanos deixam de controlar as máquinas. Mas a tecnologia B2V faz exatamente o contrário, porque ela usa sinais emitidos pelo cérebro humano para tornar a experiência de dirigir mais atraente e agradável", disse o vice-presidente executivo da Nissan, Daniele Schillaci.

A tecnologia é fruto de pesquisas que usam a técnica de decodificação cerebral para prever ações dos motoristas e detectar desconfortos. Ela se baseia nos conceitos de previsão e detecção. No primeiro caso, ao captar sinais de que o cérebro do motorista está prestes a iniciar um movimento como girar o volante ou pisar no acelerador a tecnologia de assistência ao motorista pode começar a ação mais rapidamente. Isso pode reduzir o tempo de reação e melhorar a direção manual. Ao detectar e avaliar qualquer desconforto do motorista, a inteligência artificial pode alterar a configuração ou o estilo de dirigir quando estiver no modo autônomo.

Outros usos possíveis do B2V são o ajuste do ambiente interno do veículo. A tecnologia pode, por exemplo, usar a realidade aumentada para ajustar o que o motorista vê e criar um ambiente mais relaxante.

A Nissan vai apresentar a tecnologia na CES 2018 (Customer Eletronics Show), feira focada em inovação que acontece em Las Vegas, que acontece de 9 a 12 de janeiro. No evento, a montadora contará com um simulador para demonstrar algumas funcionalidades do B2V.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Tecnologia B2V da Nissan Divulgação
Outros usos possíveis do B2V são o ajuste do ambiente interno do veículo. A tecnologia pode, por exemplo, usar a realidade aumentada para ajustar o que o motorista vê e criar um ambiente mais relaxante Divulgação
Tecnologia B2V da Nissan fotos Divulgação
Segundo o presidente da Fenabrave, ações econômicas acertadas geraram efeitos positivos, como quedas sucessivas dos juros e da inadimplência, o aumento da empregabilidade e um melhor acesso ao crédito, fazendo aumentar o consumo Reprodução Internet

Comentários