A Haojue, fábrica que produz a linha de baixa cilindrada da Suzuki, lançou há pouco mais de uma semana a DK 150. A motocicleta com jeitão urbano é equipada com um motor quatro tempos de 1 cilindro refrigerado a ar de 149 cc e 11,3 cv. O valor sugerido pela montadora é de R$ 6.290.
O modelo, que foi anunciado pela chinesa no Salão Duas Rodas de São Paulo do ano passado, tem ignição eletrônica, cinco marchas, tanque de combustível de 12,5 litros e peso de 120 kg (desabastecida). A DK 150 tem pneus radiais, que são mais largos. O veículo ainda possui rodas de liga leve, painel 100% digital multifunção (velocímetro, conta-giros, hodômetros, indicadores de luzes, marchas e nível de combustível) e freio a disco dianteiro de 240 mm.
Chama a atenção a nova tecnologia de transmissão de grande diâmetro, que permite trocas mais suaves e assertivas. O sistema também influencia no consumo de 39,5 km/l, informado pela Haojue. A DK 150 foi pensada para o público brasileiro e chega para concorrer com motos de marcas já consolidadas. Mas seu principal diferencial está no preço, já que ela é pelo menos R$ 3 mil mais barata que suas concorrentes: Honda CG 160 Titan e Yamaha Fazer 150, que saem por R$ 10.200 e R$ 9.900, respectivamente. Nas medidas, a DK tem 2.02 metros de comprimento e 1.1 metro de altura. Já a posição do assento fica a 76 centímetros do chão.
Haojue
Fundada em 1992, em parceria com a Suzuki, a Haojue é líder do mercado chinês há 14 anos, com mais de 15 mil lojas espalhadas pelo país e participação do mercado de 15%, vendendo cerca de 1,9 milhão de unidades e outras 482.263 para exportação em 2016. Tem 12 prêmios consecutivos de satisfação máxima dos clientes e é listada entre as 500 mais valiosas marcas da China.
No Brasil, a montadora enfrenta a resistência do público, que estava acostumado aos modelos de baixa cilindrada assinados pela própria Suzuki. Um dos seus lançamentos, a Chopper Road 150, foi lançada no ano passado com a dura tarefa de substituir a Suzuki Intruder 125, a queridinha dos fãs. Entretanto, conquistou números modestos para os seus pouco mais de seis meses de mercado por aqui.