O cão é considerado um reservatório da leishmaniose porque hospeda o protozoário causador da doença - Reprodução Internet
O cão é considerado um reservatório da leishmaniose porque hospeda o protozoário causador da doençaReprodução Internet
Por MARIA INEZ MAGALHÃES

Já falamos aqui do Aedes Aegypti que transmite a dirofilariose, a doença do verme do coração. Mas tem outro mosquito zunindo por aí que pode fazer mal ao seu peludo e também aos humanos: o flebotomíneo, o mosquito-palha ou birigui, responsável por transmitir, pela picada, a leishmaniose visceral, que é uma zoonose.

A doença é causada por um protozoário, o Leishmania chagasi. Ele fica hospedado no cão, que não transmite a doença. Quem faz isso é o mosquito. A explicação é da Karin Botteon, veterinária e coordenadora técnica da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

Os sintomas são alterações na pele, queda de pelos, prostração, febre, perda do apetite e problemas oculares. A leishmaniose pode matar ou deixar sequelas e não tem cura. O controle é a prevenção combatendo o mosquito. Deve-se evitar acúmulo de folhas e plantas, fezes de animais e lixo, locais onde ele se reproduz. Os cães podem ser protegidos com produtos repelentes.

Karin conta que a doença também acomete gatos, mas com menos frequência. E faz um alerta: alguns produtos para combater a doença em cães não devem ser usados em gatos. Em caso de dúvidas, consulte sempre o veterinário.

PET FRESQUINHO E COM ESTILO NO VERÃO
O Colete Refrescante é de tecido especial que absorve a água e deixa o tecido fresquinho.
O Colete Refrescante é de tecido especial que absorve a água e deixa o tecido fresquinho.Divulgação
Publicidade
Nesse verão com temperaturas acima de 40 graus nem os pets estão aguentando. Para refrescá-los, a Zen Animal (zenanimal.com.br) tem o Colete Refrescant feito de um tecido especial que mantém a peça geladinha quando molhada. É fácil de vestir, pois o fecho é de velcro, e não dificulta os movimentos do seu peludo. Depois de seco, é só molhar de novo para reutilizar. Tem colete para pets de todos os portes. E atenção: não utilizar água do mar e sim água doce e limpa. Por R$ 49,90.
Publicidade
HOJE TEM OBSERVAÇÃO DE AVES EM MARICÁ
A Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá promove hoje o 1º Passarinhando no Refúgio, evento de avistamento de aves. O programa faz parte das comemorações do primeiro ano de atividades da sede das Unidades de Conservação do município. Tem café da manhã, caminhada e, claro, observação de aves. Estrada do Espraiado, km 5,4, no Espraiado, às 7h. É de graça.
Publicidade
FEIRA ORGÂNICA NO RECREIO SHOPPING
Publicidade
Os amantes dos animais já podem comemorar. Vem aí a segunda edição da feira Macacos Veganos. É nos próximos dias 3 e 4, no Recreio Shopping. Muita comida saborosa, biocosméticos e artesanato. Parte da renda vai para o projeto social da Macacos Veganos que faz campanhas em favor dos animais. Show com Nana Indigo. Av. das Américas 19.019, Recreio.
Publicidade
ME LEVA?
ME LEVA DOMINGO COLUNA
ME LEVA DOMINGO COLUNADivulgação
Oi. Sou o Benny, tenho só um aninho, sou negativo para FIV e Felv. Estou no Paraíso dos Focinhos, mas quero muito uma família só para mim. Manda e-mail para queroadotar@paraisodosfocinhos.com.br
Publicidade
ADOÇÃO
Publicidade
Hoje tem feira de adoção da Focinhos de Luz, na Pets da Barra. A ONG aceita doação de ração, remédios, coleiras e guias em bom estado, cobertores, toalhas e tapetes higiênicos. Avenida Ayrton Senna 3.437.
Você pode gostar
Comentários