Profissões do futuro - Reprodução da internet
Profissões do futuroReprodução da internet
Por FRANCISCO ALVES FILHO

O mundo se transforma aceleradamente e é cada vez mais difícil para o jovem prever como será o mercado de trabalho quando concluir sua formação profissional. Como se preparar para uma ocupação que, quando você se formar, poderá ser radicalmente diferente do que imaginou ao entrar na faculdade?

O fato é que o mercado vai mudar nas próximas décadas em velocidade muito maior que antes. Apesar de ser impossível prever o futuro, é possível buscar formas de se preparar para esses novos tempos.

VERSATILIDADE É PRECISO

Dominar uma área é extremamente importante e significativo, porém é fundamental ampliar a gama de conhecimentos. Em outras palavras, o aprendizado deve ser trabalhado para absorver várias disciplinas para transformar o profissional em uma pessoa versátil, com foco na criatividade e na inovação.

Uma boa prática é ficar perto de profissionais com formações diferentes das suas, se especialize por intermédio de cursos e palestras, seja um pesquisador constante e focado, não tenha medo de aprender novas funções (fazendo uma segunda graduação, por exemplo) e esteja aberto a conhecer novas matérias. Daqui a cinco anos, por exemplo, existirão profissões que atualmente as pessoas ainda não conhecem.

TRABALHO DO FUTURO (2)
Publicidade
David Baker, cofundador da Wired e professor da The School of Life, se dedica a pesquisar os tipos de trabalho que virão por aí. Ele acredita que em breve robôs vão substituir algumas carreiras que conhecemos hoje. Em qualquer fábrica de primeiro mundo, no lugar de operários agrupando peças e apertando parafusos, encontraremos diversas máquinas de última geração isso não é surpresa para ninguém.
Não são só os trabalhos braçais, mecânicos e técnicos serão substituídos por máquinas e computadores. "Os engravatados também estão ameaçados", brinca.
Publicidade
TRABALHO DO FUTURO (3)
Publicidade
Para David, esse cenário é apenas o avanço inicial e tímido de uma tendência que demonstra como os robôs vão substituir os nossos trabalhos. Ou seja, essa mudança será cada vez mais intensa e rápida. "Hoje, grande parte das tarefas é completamente inútil. Eu escrevo um relatório para alguém, que envia esse documento para uma terceira pessoa e depois nós três vamos fazer uma reunião". Ou seja: trabalho dispensável.
Publicidade
OLHO NO PROUNI
No Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2019 as inscrições deverão iniciar no início do mês de fevereiro, assim com foi nos últimos anos. O cronograma com as datas do Prouni geralmente não acontecem com muita antecedência. Foi assim no ano passado, faltando alguns poucos dias que divulgarão a data precisa da inscrição. Para participar do Prouni de 2019 é necessário ter feito o Enem 2018. Exames de anos anteriores não contam.
Publicidade
FINANCIAMENTO ESTUDANTIL.
Publicidade
Serão ofertadas, neste ano, no Fies 310 mil vagas para crédito ofertado aos estudantes, em diversos cursos e áreas do conhecimento. Inscrições começam no dia 6.
Você pode gostar
Comentários