Por

Por mais animado que você esteja com a possibilidade de participar de um consórcio, é bom ficar atento e tomar cuidado para que o sonho não vire pesadelo. O consórcio é vantajoso porque, geralmente, sua taxa de administração é mais baixa do que os juros cobrados no financiamento bancário, apresenta parcelas com valores mais flexíveis e não é necessário pagar a entrada para dar início aos pagamentos. Por outro lado, você pode ter que esperar um pouco mais para adquirir o bem desejado, pois no consórcio você consegue utilizar a carta de crédito apenas quando é contemplado.

A contemplação pode ser por sorteio ou lance, que é a antecipação de parcelas. Tenha cuidado ao escolher a administradora do consórcio. Certifique-se de que ela esteja registrada no Banco Central, evitando que você participe de consórcios inexistentes ou fraudulentos. Verifique o prazo de duração do consórcio, que varia de acordo com o bem. Para automóveis, por exemplo, o prazo é de 50 a 100 meses, enquanto para imóveis, pode durar até 180 meses.

 

SEMPRE PRESENTE
Publicidade
Resgatei uma TV de LCD 32' no programa Sempre Presente do banco Itaú. Segundo o regulamento, o prazo de entrega seria de até 30 dias. O prazo expirou e ainda não recebi o produto. Já registrei reclamação no SAC e na ouvidoria do banco, mas a resposta foi a seguinte: preciso esperar mais 30 dias.
Luís Augusto de Castro Sousa, Tijuca - Rio de Janeiro.
Publicidade
Identificamos que o fornecedor do produto manteve contato com o cliente (por e-mail), posicionando sobre o status da entrega, sendo constatado o extravio conforme consulta no site de entrega. Assim providenciamos o reenvio do produto com previsão de entrega até o dia 31 de janeiro.
Assessoria de Imprensa Banco Itaú
Publicidade
REPASSE DE DADOS
Publicidade
Recebi uma ligação de uma empresa de manutenção de equipamentos a gás dizendo que a CEG passou meu telefone para que eles pudessem me oferecer um serviço. Eu não autorizei a CEG a passar meu telefone para ninguém.
José Angelo de Faria, Tijuca - Rio de Janeiro.
Publicidade
A CEG esclarece que não compartilha informações de seus clientes com outras empresas. De qualquer forma, a companhia lamenta os transtornos causados por este equívoco da informação repassada por esta empresa de manutenção de equipamentos a gás.
Assessoria de Imprensa CEG
Publicidade
CONTROLE REMOTO
Publicidade
Desde dezembro tenho feito contato com a Samsung para troca do controle remoto da televisão que simplesmente não funciona mais. Fiz todos os procedimentos que fui orientado, porém o controle remoto não funcionou. Solicitei um novo, mas não tive resposta da Samsung.
Leandro Freitas da Silva, Praça Seca - Rio de Janeiro.
Publicidade
A Samsung entrou em contato com o consumidor e comunicou que é necessária análise técnica do produto. Foi aberta ordem de serviço para atendimento em casa.
Assessoria de Imprensa Samsung
Publicidade
CELULAR COM DEFEITO
Publicidade
Comprei um celular da marca Smart Samsumg Galaxy J5 e deu defeito com 20 dias de uso. Fui à autorizada da Samsung em Caxias, e informaram que essa remessa de celular veio com esse defeito (o telefone apaga do nada). A funcionária me disse que devo conviver com esse defeito.
Marcelo Caruzo, Vicente de Carvalho- Rio de Janeiro.
Publicidade
Em resposta ao caso do Sr. Marcelo Caruzo, a Samsung identificou que o produto já foi reparado e não apresenta problemas. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Assessoria de Imprensa Samsung
Publicidade
DÚVIDAS FREQUENTES
Publicidade
No início do ano temos muitas despesas, muito mais aqueles que têm filhos em idade escolar, pois precisam adquirir materiais pedagógicos, a famosa lista de material escolar. Entretanto, fique atento, pois nem tudo que está sendo pedido é de sua responsabilidade. Você não deve arcar, por exemplo, com materiais de uso coletivo, como grandes quantidades de papel (mais de 500 folhas), grampos, tonner para impressora, fitas adesivas, medicamentos e produtos de higiene e limpeza, pois esses estão incluídos na mensalidade. Além disso, a escola não pode exigir marcas ou locais específicos para compra dos materiais ou uniforme, nem que estes sejam adquiridos exclusivamente na escola, ou ainda, cobrar uma taxa. A exceção para o produto ser vendido na escola é se ele não existe no comércio. Fora destes casos, as exigências são consideradas práticas abusivas e expressamente proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Se você tiver dúvida sobre a necessidade da quantidade solicitada de um produto ou sua finalidade, exerça seus direitos e solicite esclarecimentos da escola.
Você pode gostar
Comentários