A Vila Isabel manteve seus já tradicionais ensaios no Boulevard 28 de Setembro, em frente à quadra - DIVULGAÇÃO
A Vila Isabel manteve seus já tradicionais ensaios no Boulevard 28 de Setembro, em frente à quadraDIVULGAÇÃO
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Abram alas e rufem os tambores que a preparação das escolas de samba para o Carnaval já está esquentando as ruas em diversos cantos do Rio. Sem os ensaios técnicos na Sapucaí este ano (apenas as campeãs Portela e Mocidade terão direito), muitas agremiações intensificaram os treinos de comunidade. Algumas até planejam expandir suas áreas de atuação e levar os segmentos em peso para importantes vias da cidade ainda em janeiro. É o caso da Beija-Flor, da São Clemente e do Salgueiro, que pretendem treinar na orla de Copacabana, no Aterro do Flamengo e na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. É chance também para os torcedores sentirem o clima da sua escola do coração de graça.

A Beija-Flor nunca treina na rua, mas adiantou que fará um grande ensaio técnico na Avenida Atlântica, em Copacabana, no dia 28 de janeiro, último domingo do mês. O objetivo é suprir a falta do aquecimento no sambódromo, suspenso pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) devido à redução de verba pela Prefeitura do Rio. A concentração será no Posto 6. O horário e o itinerário ainda não foram informados. Ao som da bateria e da voz de Neguinho da Beija-Flor, 3.400 componentes devem desfilar na orla. Muitos ônibus sairão de Nilópolis, município da Azul e Branca, com destino à Zona Sul.

A São Clemente, que também não tem tradição de ensaiar fora da quadra, anunciou que, excepcionalmente, fará um treino a céu aberto no próximo domingo, no Aterro do Flamengo, a partir das 17h. Todos os componentes da Preta e Amarela da Zona Sul são esperados, incluindo ritmistas da bateria, baianas, mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente. O ponto de encontro não foi definido.

Mesmo com três ensaios de rua agendados até fevereiro, o Salgueiro intensificou sua programação. No dia 7, voltou a ensaiar na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, depois de quatro anos. A chuva não conseguiu espantar nem a velha-guarda. A escola está solicitando à prefeitura para utilizar a Conde de Bonfim novamente no dia 28. A Mangueira foi outra que dobrou a carga horária e está ensaiando duas vezes por semana na Rua Nova, próximo à estação do Maracanã. No ano passado, ensaiava só uma vez por semana.

"Os ensaios de rua se tornam ainda mais importantes. São a única forma de trabalhar a evolução da escola, porque na quadra só se trabalha o canto. A Conde de Bonfim não tem a mesma largura do sambódromo, mas é maior que as vias habituais. A maioria das escolas vai procurar espaço para fazer isso este ano. Mas nada se compara ao ensaio na Sapucaí, que é onde a gente corrige os últimos erros", disse o diretor geral de Harmonia do Salgueiro, Siro do Salgueiro.

"É óbvio que o ensaio na Sapucaí faz falta, porque lá podemos observar coisas que não conseguimos na rua. Estamos tentando reproduzir ao máximo as condições da Sapucaí e do desfile", contou Márcio Araújo, vice-presidente Social do Império Serrano, que ensaia toda quinta e domingo na Estrada do Portela.

 

Mocidade e Portela na Sapucaí
Publicidade
A Mocidade e a Portela, que dividiram o título em 2017, foram beneficiadas e poderão realizar ensaio técnico na Sapucaí. A Liesa informou que o evento será no dia 4 de fevereiro, a partir das 19h, último fim de semana antes dos desfiles oficiais.
No início, deverá ser realizada a lavagem do sambódromo, tradicional cerimônia ecumênica realizada por baianas de todas as agremiações e autoridades religiosas para pedir bênçãos para o Carnaval.
Publicidade
A Mocidade iniciará seu ensaio às 20h30. A Portela estima que deve começar entre 21h30 e 22h. As arquibancadas estarão liberadas com entrada gratuita. A CET-Rio não respondeu se autorizou os ensaios na Avenida Atlântica, no Aterro do Flamengo e na Rua Conde de Bonfim.
Publicidade
DE GRAÇA
BEIJA-FLOR
Publicidade
Dia 28, na Av. Atlântica (posto 6). Horário não definido.
GRANDE RIO
Publicidade
Av. Brigadeiro Lima e Silva, Caxias. Dia 4/2, 18h.
IMPÉRIO SERRANO
Publicidade
Quintas e domingos, às 20h, na Estrada do Portela, em Madureira.
MANGUEIRA
Publicidade
Quintas e domingos, às 20h, na Rua Nova (próximo à estação de trem do Maracanã).
MOCIDADE
Publicidade
Às segundas, às 21h, na Praça Guilherme da Silveira, em Bangu.
PARAÍSO DO TUIUTI
Publicidade
Às segundas, 20h30. Em frente à quadra, Campo de São Cristóvão, 33.
PORTELA
Publicidade
Às 17h, dia 21, na Intendente Magalhães. Dia 28, na Estrada do Portela.
SALGUEIRO
Publicidade
Às 20h30. Dia 18, em frente à quadra do Morro do Salgueiro. Dia 25, na quadra da Silva Teles. Dia 1/2, na Rua Maxwell, Andaraí.
SÃO CLEMENTE
Publicidade
Dia 21/1, às 17h, no Aterro. Concentração não informada.
UNIÃO DA ILHA
Publicidade
Às quartas-feiras, às 20h30, na Estrada do Galeão.
UNIDOS DA TIJUCA
Publicidade
Às quintas, às 21h, na Rua D1 (atrás da quadra da agremiação).
VILA ISABEL
Publicidade
Às quintas, às 20h40, e domingos, às 20h, no Boulevard 28 de Setembro.
Você pode gostar
Comentários