Sonia Chami
Presidente do Rio Convention & Visitors Bureau - Divulgação
Sonia Chami Presidente do Rio Convention & Visitors BureauDivulgação
Por Sonia Chami Presidente do Rio Convention & Visitors Bureau

Rio - O Rio de Janeiro recebe, por ano, 250 mil turistas provenientes dos Estados Unidos. Apesar de parecer expressivo, este número ainda é ínfimo se compararmos com a última década, quando os americanos lideravam o ranking dos visitantes internacionais na capital fluminense, hoje ocupado pelos cidadãos argentinos.

A equação é bem simples. Enquanto os americanos encaram espera de 40 dias para obtenção do visto brasileiro, os viajantes do país vizinho não sofrem com a questão burocrática. Porém, este cenário mudou. O novo sistema de visto eletrônico aos americanos permite, finalmente, que o embarque seja realizado 72 horas após a sua solicitação.

Se levarmos em consideração a instabilidade econômica, o desemprego e a falta de investimentos externos em nosso país, incentivar a entrada de estrangeiros é sábia estratégia. Apenas em 2016, turistas americanos injetaram na economia carioca US$ 248 milhões. A expectativa com o novo sistema é aumentar em pelo menos 20% a entrada destes visitantes e, assim, a receita deixada por eles.

Devemos lembrar que mais de 1,2 bilhão de viajantes são disputados pelos principais destinos internacionais. Boa parte destes turistas é composta pelos americanos, que mantêm o quesito viagem em seu orçamento anual, sendo um dos que mais gastam e permanecem por mais tempo em seu destino de férias.

Como o maior representante do turismo nacional, o Rio de Janeiro já está mais do que pronto para entrar nesta disputa. Contamos com excelentes equipamentos de congressos e convenções, moderna rede hoteleira, extensa malha aérea e completo sistema de mobilidade urbana, que permite ao visitante conhecer em uma única viagem os quatro destinos do Rio Centro, Zona Sul, Zona Oeste e Zona Norte. Isso tudo sem falar em nossa mais preciosa moeda, a beleza natural de nossa cidade.

Aliar tamanhas qualidades a um funcional calendário de eventos, como o 'Rio de Janeiro a Janeiro', é afirmar que o turismo é um dos principais pilares para retomada da economia fluminense, e que o novo sistema de visto eletrônico vai, enfim, abrir definitivamente os nossos portões para o turismo internacional.

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