AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - PARCEIRO - Chuva causa alagamento e morte, na Zona Norte do Rio, corpo de um homem é encontrado após o nível de rio baixar, especificamente no Rio das Pedras embaixo da ponte, bairro de Rocha Miranda, nesta segunda-feira (08). Foto: Fausto Maia/Parceiro/Agência O Dia - Fausto Maia/Parceiro/Agência O Dia
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - PARCEIRO - Chuva causa alagamento e morte, na Zona Norte do Rio, corpo de um homem é encontrado após o nível de rio baixar, especificamente no Rio das Pedras embaixo da ponte, bairro de Rocha Miranda, nesta segunda-feira (08). Foto: Fausto Maia/Parceiro/Agência O DiaFausto Maia/Parceiro/Agência O Dia
Por GABRIELA MATTOS

Moradores de vários pontos do estado enfrentaram enchentes na madrugada e na manhã de ontem, após um temporal. O acumulado de chuva em 12 horas, apenas no Município do Rio representou 30% da média mensal prevista para o mês de janeiro todo. A informação é do Sistema Alerta Rio, que acrescentou que a cidade está em estágio de atenção desde as 19h35 de domingo por causa da forte chuva. As cenas de pessoas atravessando ruas alagadas, casas e comércio inundados e carros boiando nas vias voltaram a se repetir, deixando em desespero a população das áreas atingidas.

À tarde e no começo da noite houve chuvas moderadas isoladas especialmente em pontos da Baixada Fluminense e Zona Oeste. Devido à chuva, ocorrências como alagamentos e queda de árvores foram registradas em vários bairros de manhã. Problemas como o afundamento na Estrada Santa Maria, na altura da Estrada do Tingui, em Campo Grande, e interrupção de energia elétrica por queda de árvores prejudicaram moradores até a noite. A estrada foi interditada nos dois sentidos para que a Defesa Civil municipal e equipe da concessionária Light pudessem trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia elétrica na região.

O Rio Acari transbordou perto da estação do metrô e bolsões d'água permaneceram nas pistas quase o dia todo. Moradores perderam móveis e utensílios domésticos com a invasão das águas em suas residências. No Itanhangá, na Barra da Tijuca, um poste caiu, e a Avenida Souza Filho ficou interditada ao tráfego. Em Jacarepaguá, a Avenida Olof Palme chegou a ser bloqueada perto do Riocentro, devido ao transbordamento de um rio. Por causa do alagamento da pista, houve restrições no acesso ao Riocentro. Em Higienópolis uma tubulação se rompeu, aumentos os problemas causados pela chuva.

A concessionária Riogaleão e a Infraero informaram que os aeroportos Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, e o Santos Dumont, na região central da cidade, operaram com auxílio de instrumentos para operações de pouso e decolagem em grande parte da manhã. As operações só foram normalizadas à tarde. Até as 11h, dos 63 voos previstos para o Galeão, oito atrasaram e um foi cancelado. No Santos Dumont, dos 27 voos programados, 12 atrasaram e seis foram cancelados.

TEMPO AINDA NUBLADO

A previsão do Alerta Rio para hoje é de chuva fraca a moderada isolada, com ventos também moderados. Pela manhã, o céu deverá ficar nublado, mas a tendência é que o tempo melhore no decorrer do dia.

Você pode gostar
Comentários