Por RAFAEL NASCIMENTO

A situação precária da saúde em Belford Roxo entrou na mira do Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Rio, e da Polícia Civil. Na manhã de ontem, policiais recolheram documentos em vários imóveis da prefeitura, inclusive na sede, em operação contra lavagem de dinheiro na gestão municipal. Foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão.

Entre os alvos, estavam o ex-prefeito de Belford Roxo, Adelino Braulino dos Santos, o Dennis Dautmann, e o ex-secretário municipal de Administração, João Magalhães da Silva. Há indícios que Dautmann e Magalhães tenham desviados da saúde cerca de R$ 34 milhões em licitações entre 2012 e 2015.

A Polícia Civil e o MP vão investigar se contratos fraudulentos daquela época ainda estão em vigências na gestão do atual prefeito. "Tudo indica que existem contratações que perduram até hoje. São documentações claras e de fácil entendimento (sobre os crimes cometidos)", disse a delegada Ana Paula Faria, da Delegacia Fazendária.

De acordo com as investigações, há suspeita de contratação de empresas para prestação de serviços médicos e diagnósticos ligadas ao ex-secretário, que seriam fraudulentas, e de funcionários fantasmas na antiga gestão. Todos os investigados tiveram contas bloqueadas, veículos apreendidos, além da indisponibilidade de imóveis. Na casa do filho do ex-secretário, os policiais encontraram R$ 32 mil.

No município, moradores reclamam do descaso. O Hospital do Joca, atual Municipal de Belford Roxo, teria reforma concluída no fim de 2017, mas ainda não foi reaberto. "Há mais de dois anos fechado, esse lugar iria ajudar muita gente", disse Tânia Bernardo, de 56 anos, que tem problema renal. A prefeitura informou que a obra está em fase final e, quando for reinaugurada, a unidade atenderá 700 pessoas por dia.

Em Areia Branca, moradores dizem que o posto médico é lotado e com poucos funcionários. "No final do ano passado fui ao posto para tentar fazer um exame, mas não consegui agendar. Estava tudo lotado e sem profissionais", desabafou Márcia Cristina Uchoa, 50. A prefeitura informou que está convocando aprovados no último processo seletivo para reforçar o quadro. Sobre a operação policial, o município afirmou que está colaborando com a investigação, mas ressaltou que o foco é na antiga gestão.

Você pode gostar
Comentários