Por

Após criminosos explodirem três caixas eletrônicos em menos de um mês, a Eletrobras resolveu suspender atividades de saques e depósitos dos terminais bancários localizados nas Vilas Residenciais e na Central Nuclear, em Angra dos Reis.

Na ação dos assaltantes, no dia 10 de dezembro e na segunda-feira passada, os assaltantes usaram explosivos para detonar os caixas localizados em vilas residenciais de funcionários da Usina Nuclear e fugiram pelo mar a bordo de lanchas.

Em nota, a Eletrobras disse que "não podemos ficar omissos diante de mais um episódio de violência urbana (...). Diante disso, a Eletronuclear e os bancos que atuam na central nuclear e vilas residenciais decidiram suspender as atividades bancárias que envolvam a movimentação de dinheiro em espécie. Além disso, os caixas eletrônicos não farão operações de saque e depósitos". No dia 1º de fevereiro a Eletronuclear e os bancos irão avaliar se a decisão será permanente.

Somente esse ano, já houve quatro explosões de terminais bancários no estado. Além de Angra, Duque de Caxias teve dois registros e, a quarta ocorreu em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Em 2017, foram registrados 53 roubos a caixas eletrônicos no estado. Desse total, a maioria ocorreu na Zona Sul. As investigações apontam que os caixas mais procurados são aqueles que possuem grande movimentação de clientes com médio a alto poder aquisitivo. O maior número de roubos a caixas eletrônicos ocorreu em 2005, com 72 casos.

As explosões criminosas, com uso de C4, artefato utilizado em pedreiras, estão sendo investigadas tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Federal.

Você pode gostar
Comentários