Turista Daniel Francisco tomou banho no chuveiro com água infectada - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Turista Daniel Francisco tomou banho no chuveiro com água infectadaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por ASSINATURA REPÓRTER

A Prefeitura do Rio interditou ontem três pontos de água no Morro do Vidigal por estarem contaminados com o vírus da hepatite A, segundo diagnóstico do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia da Fiocruz. Ao todo foram enviadas para exames amostras de água de dez pontos da comunidade e mais testes serão realizados.

A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente fechou a cisterna na Avenida Presidente João Goulart 759, no Vidigal, e o chuveiro da praia ao lado do Sheraton Hotel, na Avenida Niemeyer, que fica bem abaixo do morro. Já a Vigilância Sanitária interditou a loja que funciona no número 753 da Avenida Presidente João Goulart, onde foi identificado lote contaminado da água mineral Ouro da Serra.

O município reiterou a importância dos moradores adotarem medidas preventivas para evitar o vírus, como lavar as mãos e só usar água fervida ou filtrada para consumo e na preparação de alimentos. Os reservatórios, filtros e garrafas devem ser higienizados com hipoclorito de sódio que a prefeitura e a Cedae têm distribuído.

Muitos turistas que estão de férias na cidade, como os nova-iorquinos Willian Davi e Nicholas Barbett, hospedados há três dias no hotel Sheraton, desconhecem o surto na comunidade e estavam usando o chuveiro. "Estava usando a água normalmente e não fomos avisados pelo hotel", contaram. Já o cabeleireiro Daniel Francisco, de 54 anos, disse ter tomado banho três vezes no chuveiro, desde de que chegou de São Paulo para passar o Réveillon. "Sou vacinado e espero não ter contraído o vírus existente na água", destacou Daniel. Banhistas reclamaram que nenhum aviso foi colocado antes no local para alertar sobre a contaminação.

"O chuveiro servia de fonte para crianças da comunidade. "Já vi, diversas vezes, crianças enchendo garrafas no chuveiro interditado", contou a cozinheira e moradora do Vidigal, Rafaela Antunes, de 35 anos.

Em nota, o Hotel Sheraton informou que "o fornecimento de água do chuveiro da praia é realizado pela Cedae e que hotel passa por vistoriais mensais para análise da qualidade de sua água e o último laudo foi emitido em 26 de dezembro de 2017 com resultado positivo para potabilidade". A engarrafadora da água Ouro da Serra contestou a prefeitura e informou que exames próprios e de laboratórios terceirizados mostram que o produto é adequado para o consumo.

Você pode gostar
Comentários