Morro da Mangueira - Reprodução Google Maps
Morro da MangueiraReprodução Google Maps
Por O Dia

Rio - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam neste sábado uma operação no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Um homem suspeito de trocar tiros com os policiais foi baleado. Pelo menos um policial foi baleado no confronto. Moradores acusam os policiais de agressão e de agirem com truculência. O DIA flagrou um policial dando uma rasteira em uma mulher grávida de sete meses. Ela ficou desacorda e foi levada pelos próprios militares para um hospital. A Rua Visconde de Niterói foi fechada devido ao intenso tiroteio. 

A confusão começou após pessoas que vivem em uma ocupação ao lado do Museu do Samba xingarem e atirarem pedras contra os policiais, que responderam com bombas e spray de pimenta. Moradores, entre eles crianças, que nada tinham a ver com o tumulto tentavam correr, entre eles a grávida que foi derrubada violentamente pelo policial. 

Homens que estavam dentro da ocupação foram presos pelos policiais. A reportagem do DIA também foi alvo dos policiais, que jogaram spray de pimenta na equipe presente no local. Procurada, a PM ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Policiais jogam spray de pimenta em moradores de ocupação. Na imagem, mulher grávida agredida por PM - Luciano Belford / Agência O DIA

O suspeito baleado no confronto dentro do morro foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, e seu estado de saúde é desconhecido. De acordo com a PM, uma pistola foi apreendida durante a ação. O objetivo da operação não foi informado. Através das redes sociais, moradores relataram o intenso tiroteio na comunidade. 

Zoológico fechado

Por conta dos confrontos na Mangueira, o zoológico e o Museu Nacional fecharam as portas neste sábado. Muitos turistas e cariocas se frustraram quando foram avisados dos fechamentos. Foi o caso da advogada Juliana Abreu, 40, que mora em Macaé, no interior do Estado, que está na Zona Sul e que decidiu levar os filhos — de 4 e 8 anos — ao zoológico. Assim que chegaram ao local foram informados de que o espaço seria fechado por conta da troca de tiros que acontecia ali perto.

"Tiramos o dia para passear na cidade com as crianças e o meu namorado e esse foi o nosso primeiro destino escolhido. Chegamos lá às 11h10 e quarenta minutos depois eles fecharam o local. Quando estávamos perto da ala dos elefantes um funcionário disse que tínhamos que sair por questões de segurança. Ainda segundo o funcionário, desde às 6h o tiro estava sendo ouvido no local", lembra Juliana.

A advogada contou que assim que estava colocando a filha na cadeirinha ela ouviu disparos na Mangueira. "Quando eu estava colocando a minha filha na cadeirinha ouvimos tiros. O meu filho de oito anos até ficou apreensivo e perguntou se não havia perigo de estarmos ali", contou a mulher.

Moradora de Macaé há 12 anos, Juliana lamentou a falta de segurança no Estado. "Sabemos que em alguns lugares não estamos seguros. Nem durante o dia e muito menos durante a noite, pois estaremos mais expostos. É frustrante você ter que se preocupar porque vai ter que passar por um local que é perigoso. Ficamos apreensivos por em qualquer lugar pode acontecer alguma coisa", finaliza.

O Riozoo, que administra o zoológico da cidade, confirmou o fechamento do local. De acordo com a empresa, o encerramento das atividades no local foi por medidas de precauções. Ainda segundo empresa, não foi registrado nenhum incidente local. O Riozoo afirmou que deverá reabrir amanhã, caso avalie que a situação da região esteja normalizada.

Mangueira cancela feijoada

A Estação Primeira de Mangueira cancelou a feijoada e o show da cantora Alcione, que aconteceria neste sábado na quadra, por conta dos confrontos na comunidade. Segundo a assessoria de imprensa da agremiação, o evento foi remarcado para o próximo dia 28 das 13h às 19h. Ainda de acordo com a verde e roda, todos os ingressos adquiridos para o evento de hoje serão válidos para a próxima data. 

Você pode gostar
Comentários