A expectativas é que as novas versões aventureiras cheguem no segundo semestre desse ano  - divulgação
A expectativas é que as novas versões aventureiras cheguem no segundo semestre desse ano divulgação
Por Lucas Cardoso

De uma só tacada, a Ford estreia duas novas versões na gama de modelos EcoSport Storm e Ka Freestyle. Ambas estilosas, têm visual exclusivo e com forte apelo aventureiro. As estreantes, aliás, vão ficar posicionadas como topo de linha e chegarão ao mercado ainda em 2018. O preço do SUV é de R$ 100 mil o hatch não teve o valor revelado.

O EcoSport Storm, que já está em pré-venda, marca a volta da tração 4x4 para o modelo da Ford. A novidade, que teve detalhes inspirados na versão Raptor da picape F-150, coloca a montadora em pé de superioridade contra os principais concorrentes, pois só ela possui uma opção de SUV com tração integral.

O lançamento chega num momento em que o mercado de SUVs está sem novidades e também serve de paliativo para quem aguardava uma reestilização, já presente em outros mercados. A versão tem adornos que reforçam a proposta de esportividade e robustez. São adesivos e apliques em plástico preto fosco em quase toda a extensão inferior do carro. O interior também está repaginado. Uma das principais mudanças visuais é a logomarca alusiva à versão Storm na grade dianteira e na capa protetora do estepe.

Na motorização, o potente 2.0 flex de quatro cilindros com 176 cv (álcool) e 170 cv (gasolina). O torque máximo entregue é de 22,5 kgfm, suficiente para quem precisa de força. O consumo no álcool, segundo o Inmtero, é de 6,1 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada. Já com gasolina, as médias passam para 8,8 km/l e 12 km/l, respectivamente.

O preço da versão, cerca de R$ 3 mil a mais que a Titanium, o enquadra como topo de linha. De pontos positivos, a tração integral e tudo que já estava presente na própria Titanium, como controle de estabilidade e tração, ar-condicionado digital, sistema multimídia SYNC 3, sensor e câmera de ré, teto solar, rodas de 17 polegadas (exclusivas do lançamento) e chave presencial.

Mas nem tudo são flores. Apesar de ser uma versão 'fora de estrada', o modelo resolveu não embarcar totalmente na proposta e optou por pneus urbanos, já presentes na versão Titanium. Ruim para quem esperava uma aventura mais densa. Outro ponto negativo é a ausência do alerta de ponto cego. Provavelmente retirado para não elevar, o já alto, preço da versão.

Ka Freestyle

Na onda dos carros aventureiros mais encorpados, a Ford também lançou o Ka Freestyle. A versão conta com um visual mais agressivo e suspensão elevada. A opção aventureira foi desenvolvida pela divisão brasileira da marca e será produzida também na Índia. Inclusive, a apresentação do carro, na última quarta-feira, aconteceu simultaneamente naquele país.

O Ka Freestyle representa uma tentativa da montadora de competir com as versões mais robustas de Onix (Activ), HB20 (HB20x), Up! (Cross) e Sandero (Stepway). Mas, apesar de terem sido revelados os detalhes sobre a versão, a Ford não revelou qual será o preço e nem a previsão do início de vendas. Espera-se que o valor fique acima da atual topo de linha, a SE (R$ 42 mil).

Além do visual, principalmente nos para-choques dianteiro e traseiro, a versão se diferencia das outras opções do Ka pela suspensão elevada, spoilers, faróis com máscara negra, rack de teto e multimídia SYNC 3, com tela de 6,5 polegadas antes disponível apenas em modelos mais caros como o Fiesta e EcoSport.

A motorização também é segredo por aqui. Entretanto, na Índia, o propulsor já foi definido. Será um novo motor 1.2 Dragon de 97 cv e 12,2 kgfm, movido apenas por gasolina. Por aqui, a expectativa é que ele use o propulsor 1.5 Dragon do EcoSport, mas com uma redução na potência, totalizando 137 cv.

Você pode gostar
Comentários