Os pneus são itens fundamentais para a segurança, conforto e o desempenho, mas nem sempre recebem o cuidado necessário por parte dos motoristas. Garantir a pressão adequada, calibrando sempre de acordo com o manual e periodicamente, é a primeira e mais importante manutenção requerida. Entretanto, infelizmente, um em cada três veículos em circulação rodam com os pneus descalibrados. Não por acaso, é preciso ficar bastante atento.
Quando as válvulas de segurança (biquinhos) e o assentamento das rodas, por exemplo, estão em ordem, é normal que os pneus percam cerca de uma libra de pressão mensalmente. Mas se alguma coisa estiver desajustada, a perda pode ser ainda maior. "Rodar com dez libras a menos em cada pneu, por exemplo, fará o veículo consumir até 12% a mais de combustível, o que equivale a desperdiçar um tanque inteiro a cada oito abastecidos", explica Eliel Bartels, engenheiro do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação do Grupo DPaschoal.
Outro dado alarmante, divulgado pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos, indica que veículos que rodam com a pressão 25% abaixo do recomendado, têm três vezes mais chances de se envolverem em acidentes. "Essas poucas libras a menos podem afetar a dirigibilidade e a distância de frenagem, fatores que podem se agravar, por exemplo, em dias chuvosos ou numa pista ruim", alerta Bartels.
Segundo Danilo Vasconcelos, sócio-fundador da Dinamicar Pneus, quando o pneu trabalha com a pressão abaixo do recomendado, também gera mais calor e se desgasta mais rápido. Além do controle da calibragem, o profissional orienta que o dono do carro molhe com sabão diluído em água os bicos dos aros para checar possíveis vazamentos.
Evitar tais riscos, por sinal, é tarefa fácil. Vasconcelos recomenda a verificação quinzenal da pressão das rodas, seja num centro automotivo ou oficina de confiança. Lá os profissionais irão verificar a existência de bolhas ou cortes nas laterais dos pneus. Vale ressaltar também a necessidade de não se esquecer do estepe. Mesmo fora de uso, o pneu reserva perde ar. Assim, convém calibrar a cada dois meses.
Também é importante atentar ao peso transportado no veículo no momento da calibragem, que pode influenciar na pressão necessária. Por último, não se esqueça de ajustar a pressão de ar quando as rodas estiverem relativamente frias, pois a quentura faz com que a borracha se expanda, levando os motoristas a verificarem uma pressão que nem sempre é a correta.