A Honda acaba de lançar a versão 2018 da CG 160 cargo. Ideal para o uso profissional, o modelo une resistência e baixo custo de manutenção. A novidade do modelo é a tecnologia de frenagem CBS, que combina o acionamento do freio traseiro ao dianteiro. O modelo tem preço sugerido de R$ 8.990.
A segurança proporcionada pelo sistema de frenagem combinada ganhou plena aceitação desde seu lançamento em modelos de alta performance, e oferece redução na distância de parada.
Como a maioria dos motociclistas usam majoritariamente o freio traseiro, ora por vício, ora por medo de queda, a redução na distância de frenagem garantida pelo CBS pode diminuir o número de acidentes.
No sistema, o freio a disco de acionamento hidráulico na dianteira atua em conjunto com o sistema mecânico a tambor da roda traseira para otimizar a frenagem: ao acionar o curso total do pedal de freio traseiro a frenagem é total na traseira e ao mesmo tempo de até 30% na dianteira. O manete de freio, por sua vez permanece acionando somente o disco dianteiro.
Além da tecnologia do sistema, a utilitária possui características específicas que a diferenciam das demais baixas cilindradas: o bagageiro com capacidade para até 20 kg e suspensões ajustadas para uso profissional.
Motor bicombustível
A CG 160 Cargo é equipada com um motor monocilindro bicombustível FlexOne de quatro tempos, de 162,7 cc, que garante 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina). O propulsor é alimentado pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, dotado de comando de válvula no cabeçote (OHC - Over Head Camshaft) e balancins roletados. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.