Saiba como evitar o prejuízo com a bagagem danificada
Mas, fique atento! Há um prazo de sete dias corridos para registrar a reclamação com a companhia aérea
Por
Imagine chegar ao seu destino ou retornar de uma viagem e perceber que a sua bagagem foi danificada. Você sabe como agir em um caso desses? Conforme resolução nº 400/16 da ANAC, as companhias aéreas são responsáveis por qualquer dano ou violações na bagagem de seus passageiros. Mas, fique atento! Há um prazo de sete dias corridos para registrar a reclamação com a companhia aérea.
Por isso, ao retirar sua bagagem da esteira, confira a condição de zíperes, cadeados e rodinhas. Caso perceba qualquer sinal de avaria ou violação, procure imediatamente o balcão de atendimento da companhia aérea. Antes de despachar a mala, caso haja algum objeto de valor, o ideal é fazer uma declaração de valores para a companhia aérea. Esse formulário é normalmente disponibilizado pela própria empresa e cada uma possui campos específicos a serem preenchidos.
GOLPE NOVO.
Publicidade
Quem tem direito a indenizações por perdas da poupança com planos econômicos deve redobrar a atenção. Golpistas pedem dados da conta bancária e cobram R$ 500 para liberar o dinheiro.
Publicidade
COLHETA DE LIXO
Quero registrar uma reclamação em relação a limpeza pública realizada na Rua João Pinheiro, em Piedade, particularmente em frente ao número 259. O local se transformou em vazadouro oficial de lixo, pois os moradores colocam sacos de lixo, móveis e sucatas a qualquer dia e horário.
Publicidade
Carlos Alberto Silva, Piedade - Rio de Janeiro.
A Comlurb informa que a Gerência de Limpeza irá fiscalizar e identificar os responsáveis pelo despejo irregular de lixo e de outros materiais na Rua João Pinheiro, número 259, em Piedade, além de orientar os moradores e multar os que estão vazando resíduos no local. A coleta de lixo domiciliar na Rua João Pinheiro, em Piedade, é atendida três vezes na semana.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Comlurb
Publicidade
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Moro na Rua Carina Xerém, em São Gonçalo. Nesta rua há um poste sem luz há vários meses. Já fizemos várias reclamações à prefeitura, mas o problema não resolvido. Enquanto isso, continuamos pagando a taxa de iluminação pública. Um absurdo!
Publicidade
Antônio José Silva Rangel, Coelho - São Gonçalo.
O serviço de iluminação pública em São Gonçalo começou a ser normalizado em dezembro. A previsão é que todos os pontos de luz da cidade sejam consertados em até seis meses.
Publicidade
Assessoria de Imprensa São Gonçalo
Publicidade
SEM SINAL
Estou sem sinal nos canais Globo News e Band News. Tentei contato com a Net, por duas vezes, durante a noite, mas passei mais de 15 minutos ao telefone aguardando atendimento e nada. Acabei desistindo.
Publicidade
Renata Silva, Bingen - Petrópolis.
Em atenção à mensagem enviada em nome da Sra. Renata Silva, a NET informa que, em contato com a cliente, confirmou a normalização do serviço. A operadora permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Publicidade
Assessoria de Imprensa NET
Publicidade
PODA DE ÁRVORE
Desde setembro de 2015 tento junto a Comlurb a poda de uma árvore em frente ao meu prédio. O problema é tão sério que as raízes da árvore já estão causando rachaduras no imóvel.
Publicidade
Nei Flávio Graciliano, Vila Isabel - Rio de Janeiro.
A Comlurb informa que o manejo do vegetal, localizado na Rua Dr. Heleno Brandão, Vila Isabel, será colocado na programação de poda. Quanto ao problema de rachaduras no imóvel, é necessário um laudo da Defesa Civil informando se há risco de colapso estrutural.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Comlurb
Publicidade
DÚVIDAS FREQUENTES
O salário-maternidade é um benefício pago aos segurados no caso de nascimento de filho ou de adoção de criança. Para ter direito ao benefício, o cidadão deve atender a requisitos na data do parto, aborto ou adoção. Para isso, é exigido uma carência de dez meses para o trabalhador contribuinte individual, facultativo e segurado especial. Há isenção para empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso (que estejam em atividade na data do afastamento, parto, adoção ou guarda com a mesma finalidade). Já para os desempregados é necessário comprovar o INSS e, conforme o caso, cumprir carência de 10 meses trabalhados. Caso tenha perdido a qualidade de segurado, deverá cumprir metade da carência de 10 meses antes do parto/evento gerador do benefício. A duração do salário-maternidade varia: pode ser de 120 dias no caso de parto, de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, independentemente da idade do adotado que deverá ter no máximo 12 anos de idade, no caso de natimorto, e 14 dias no caso de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), a critério médico.