A companhia elétrica pode efetuar o corte com apenas uma conta em débito, desde que avise ao consumidor com 15 dias de antecedência. Caso a empresa não mande o aviso, o corte será indevido
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Rio - A companhia elétrica pode efetuar o corte com apenas uma conta em débito, desde que avise ao consumidor com 15 dias de antecedência. Caso a empresa não mande o aviso, o corte será indevido e a empresa pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga. Fique atento, pois o aviso de corte, muitas vezes, vem no rodapé da conta de energia. A empresa terá um prazo mínimo de 15 dias para efetuar o corte a partir do aviso prévio, mas só poderá efetuá-lo no prazo máximo de 90 dias, após o vencimento da conta.
Se passar esse prazo, não poderá mais cortar a luz e o débito só poderá ser cobrado na Justiça ou administrativamente. Para solicitar a religação, o consumidor deve pagar a conta em aberto o mais rápido possível e ligar para a companhia informando o pagamento. O prazo para a religação em área urbana é de 24 horas e para a área rural de 48 horas. Caso a energia elétrica não seja religada dentro do prazo, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma indenização por danos morais.
Problema com a Tim
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Fiz pagamento em duplicidade no mês de outubro/2017 e um acordo para pagar durante 1 ano com desconto de R$10, só que até o momento não veio nenhum desconto. Em dezembro me cobraram R$89,90 e no mês de janeiro R$64,90. Não sei de onde tiraram esse valor.
Rodrigo dos Santos Cardoso,
Vila Isabel - RJ
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A Tim informou que o consumidor está isento da fatura com vencimento em 15/12/2017, uma vez que o valor pago em duplicidade não incidiu como crédito no mês anterior. Referente ao desconto de R$10 mensais durante um ano, foi identificada uma falha no sistema que impediu a inserção do mesmo.
Assessoria de Imprensa TIM.
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Resolvido!
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Mais uma vez agradeço a vocês pela rapidez em resolver nossos problemas. A Light, depois de nos "enrolar" durante alguns dias, só resolveu o caso após a intervenção de vocês, reconhecendo o erro cometido por eles. Optei por crédito em conta e ficarei atenta. Qualquer coisa, recorro de novo ao Reclamar Adianta! Muito obrigada. Continuem esse maravilhoso trabalho em favor do consumidor.
Fulano de tal, cidade
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Poda de árvore
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Desde setembro de 2015 tento junto a Comlurb a poda de uma árvore em frente a Rua Dr. Heleno Brandão em Vila Isabel. As raízes dessa árvore estão causando rachadas na calçada e no prédio.
Nei Flávio Graciliano, Vila Isabel, Rio de Janeiro
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A Comlurb informa que o manejo do vegetal, localizado na Rua Dr. Heleno Brandão, Vila Isabel, será colocado numa programação de poda. Quanto ao problema de rachaduras no imóvel, é necessário um laudo da Defesa Civil informando se há risco de colapso estrutural.
Assessoria de Imprensa Comlurb.
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PLANO MUDOU
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Na virada do ano mudaram meu plano telefônico. Minha fatura aumentou de preço, meu bônus de R$5 desapareceu, minha internet diminuiu sem eu ser avisado. Estou me sentindo lesado e gostaria de uma posição da empresa a respeito disso tudo.
Daniel Ramos, Santa Cruz - RJ
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A Tim informou que a fatura já teve o seu valor corrigido. Após análise do sistema, foi constatado que a internet do cliente está funcionando normalmente. Em relação às reclamações à cerca do plano TIM Controle C Plus, o cliente está ciente de que o mesmo não contempla ligações a cobrar e nem bônus de R$ 5 todo mês.
Assessoria de Imprensa TIM.
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DÚVIDAS FREQUENTES
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Em tempos de crise é normal que os consumidores recorram a empréstimos e financiamentos de várias modalidades. O advogado Alexandre Farelli orienta que se tenha cuidado na hora de contratar qualquer empréstimo ou financiamento, principalmente os denominados consignados. "A referida modalidade consiste em descontar em folha, na grande maioria dos casos, de funcionários públicos (muitos pensionistas e aposentados), os valores referentes às parcelas do financiamento contratado. No entanto, o que vem ocorrendo com frequência e, de forma alarmante, são alguns descontos jamais solicitados pelos consumidores, quase sempre idosos. Além de vítimas de juros abusivos e extorsivos, muitos consumidores estão tendo enorme dor de cabeça para provar que jamais contrataram determinado empréstimo ou financiamento, cujas parcelas vêm sendo descontadas, indevidamente, em seus contracheques", informa. Sempre que o consumidor fizer qualquer negociação junto aos bancos ou instituições financeiras, deve exigir a cópia do documento ou do contrato, devidamente preenchido e assinado, incluindo cláusulas, condições, valores e número de parcelas, para que não ocorram surpresas desagradáveis no futuro.