BARULHO. 
O som da bateria e dos trios elétricos pode ultrapassar 120 decibéis, que é acima do recomendado pela OMS, no máximo 65db. Portanto, mantenha distância mínima de 20 metros dos equipamentos ou utilize protetor auricular
 - Democratic Underground / Divulgação
BARULHO. O som da bateria e dos trios elétricos pode ultrapassar 120 decibéis, que é acima do recomendado pela OMS, no máximo 65db. Portanto, mantenha distância mínima de 20 metros dos equipamentos ou utilize protetor auricular Democratic Underground / Divulgação
Por O Dia

Rio - O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um estudo sobre as músicas que mais tocam nos últimos tempos no Carnaval. Entre elas, a marchinha "Mamãe eu quero" e a música "Praieiro" lideram o ranking das mais reproduzidas.

As marchinhas que imperam

Cantada desde a década de 30, a marchinha “Mamãe eu quero”, ainda está na ponta da língua dos foliões e presente em muitos blocos de Carnaval. De acordo com o Ecad, há três anos, a canção, de Jararaca e Vicente Paiva, se manteve na primeira posição nos rankings das músicas mais executadas em eventos carnavalescos. Ainda podem ser destacadas as marchinhas “Cabeleira do Zezé” e “Maria Sapatão”, que estão entre as 20 mais tocadas.  

Nem só de marchinha vive o carnaval

Do axé ao funk, destacam a mistura de ritmos presentes nos últimos três anos, considerando os shows de carnaval e trios elétricos:  as mais tocadas representaram o axé, o sertanejo e o funk, com Lepo lepo (2015), Aquele 1% (2016) e Deu onda (2017).

As mais tocadas de todos os tempos

As músicas “Praieiro”, de Manno Goés, “País Tropical”, Jorge Ben Jor, “Não quero dinheiro”, Tim Maia, e “Quebra aê”, Durval Lelys, preenchem parte do top 10 das músicas mais tocadas em shows de Carnaval e trios elétricos, considerando obras que despontaram nas paradas de sucesso há quase 20 anos.

Top 10 das músicas mais tocadas

O ranking considera músicas que estouraram entre os anos de 1999 até 2017, em shows de carnaval e trios elétricos, foram: Praieiro (Manno Góes), País tropical (Jorge Ben Jor), Eva (Katamar/Ficarelli/Umto), 100% você (Alexandre Peixe/Beto Garrido), Arerê (Alaim Tavares/Gilson Babilônia), Não quero dinheiro (Tim Maia), Na base do beijo (Rita Mendes/Alaim Tavares), Lepo lepo (Magno Santanna/Filipe Escandurras, Parara (I'm soul good) (Tomate/Diego Nascimento) e Quebra aê (Durval Lelys).

As que vieram para ficar

Ainda de acordo com o estudo da instituição, é possível confirmar que existem músicas que nunca saem da playlist dos foliões. Por quatro anos consecutivos, desde 2014, as músicas “Eva”, “País tropical”, “Não quero dinheiro” e “Praieiro” estão no top 20 dos rankings das músicas mais tocadas em shows de Carnaval.

Você pode gostar
Comentários