A Viradouro apresentou enredo em homenagem aos gênios da criação, como Leonardo Da Vinci 
e Charles Chaplin - Ernesto Carriço
A Viradouro apresentou enredo em homenagem aos gênios da criação, como Leonardo Da Vinci e Charles ChaplinErnesto Carriço
Por JONATHAN FERREIRA

Rio - Terminados os desfiles das escolas de samba da Série A, três tradicionais agremiações saem na frente na briga por uma vaga no sonhado Grupo Especial. Com o enredo 'Loucos Gênios da Criação", a Unidos do Viradouro está um passo à frente das concorrentes. A afirmação é do especialista e jurado do Prêmio Tamborim de Ouro, do DIA, Aydano André Motta, que ainda coloca a Estácio de Sá e a Unidos de Padre Miguel como fortes candidatas.

"Pelo retrospecto da Série A, o título está mais para a Viradouro, porque a Padre Miguel é sistematicamente prejudicada pelo júri. Há quatro anos ela é a melhor escola, mas não ganha. Já a Estácio fez um desfile correto, mas o título seria uma surpresa", avalia Motta.

Apesar de favoritas, Estácio de Sá e Padre Miguel não animaram a Sapucaí. A Unidos de Padre Miguel trouxe o tema 'Encantos e Magias das Comunidades Ribeirinhas do Amazonas e Seus Afluentes', uma homenagem à festa cultural dos bois Parintins. "O grande pecado da Padre Miguel foi acelerar demais o samba. Ficou parecido com frevo. As alegorias foram as mais bonitas da avenida e são melhores do que de muitas escolas do Grupo Especial. Mas ela não emocionou e muita gente não cantou o samba", ponderou Motta.

Ainda segundo ele, os critérios adotados pelos jurados da Série A são os mesmos do Grupo Especial. "Eles valorizam escolas que apresentam alegorias mais luxuosas, o que favorece as mais ricas", afirmou. Motta ressaltou que a Acadêmicos do Cubango e Império da Tijuca foram as campeãs no quesito animação. "Na discussão sobre Carnaval se fala muito em dinheiro e o luxo das fantasias, mas o mais importante é o samba, e as duas tiveram os melhores da Série A", opinou.

A Cubango mostrou o enredo 'Bispo do Rosário, o Rei que Bordou o Mundo'. Apesar da animação do público, teve problema na segunda alegoria, que provocou buraco no desfile. Já o Império da Tijuca, com dificuldades financeiras durante a preparação, conseguiu passar bem pela avenida com o enredo 'Olubajé Um Banquete Para o Rei'.

Você pode gostar
Comentários