Ruy Chaves, colunista do DIA - Divulgação
Ruy Chaves, colunista do DIADivulgação
Por Ruy Chaves Especialista em educação

Rio - Tive pesadelo sinistro! Um ministro do STF justificava o foro privilegiado para muitas funções da República acusando a Justiça Criminal de ser "das piores do país, com índice ridículo de efetividade". Eu adormecera pensando na cegueira de instituições do Rio: décadas de devastação das riquezas e da honra do estado por crimes liderados pelo Executivo e Legislativo e não identificados pelo Tribunal de Contas nem pelo Ministério Público nem pela Justiça do estado. Sobre a Procuradoria-Geral da República, esbravejava o ministro: "As operações da Lava Jato são vexame institucional completo de gente que não sabe investigar e foi investida por nós desse poder. Criamos um monstro!". E ofendia o Supremo: "A covardia com que tratamos estes temas será cobrada"!

Eu delirava. Nossa Excelência suspendeu a condução coercitiva para interrogar investigados e, contrariando sólidas evidências de crimes, protestava a PGR ao fundo, rejeitou denúncias de corrupção, de lavagem de dinheiro e de formação de quadrilha contra parlamentares e empresários, a quem também libertou de prisão provisória e desobrigou do uso de coleira eletrônica. O pesadelo continuava. "A Lei da Ficha Limpa foi feita por bêbados!" Sua figura se apagava enquanto defendia a volta ao regime de prisão somente após o esgotamento de recursos ao STF. Ricos advogados gargalhavam! Políticos acusados de corrupção e de caixas 2, 3 e 4 também às gargalhadas repetiam: "Sou inocente, mamãe! Todas as doações foram legais! A justiça eleitoral aprovou minhas contas sem restrições!"

Vozes roucas insistiam: "A sociedade do bem exige respostas! Se o ministro não tem razão, as instituições que critica tão duramente têm que provar sua importância, não apenas com ocas palavras de repúdio. Se o ministro tem razão, tragédia, estamos perdidos! Que fazer com as instituições, com seus muitos privilégios, que Ele desonra diante da nação? O STF será o Senhor exclusivo da Justiça, da Verdade, da Ordem e do Bem Comum? Criado em 1891, somente em 2013 o STF condenou à prisão um político sob o seu foro: santa eficiência! Quantos inquéritos sobre corrupção de políticos jazem adormecidos"? E quando um ex-futuro candidato a presidente da República foi condenado em 2ª instância e esculhambou a Justiça eu...estrebuchei e acordei! Panta rei.

Ruy Chaves é especialista em Educação

Você pode gostar
Comentários