-
Por Vinicius Farah Presidente do Detran-RJ

Carnaval é tempo de alegria. Carnaval é tempo de festa. Carnaval também é momento para educar e transformar. Por isso, em 2018, o Detran-RJ vai vestir a fantasia da conscientização e colocar o bloco literalmente nas ruas. Nosso lema será 'Direção & Bebida: um enredo que nunca acaba bem'. Vamos às ruas para conscientizar os foliões a favor de um trânsito consciente e seguro nos dias de folia.

Apesar de os números de mortes no trânsito estarem diminuindo nos últimos anos, a imprudência ainda é enorme. As estatísticas do Detran mostram que até outubro de 2017 em média oito pessoas morreram por dia vítimas de acidentes. No período, 1.770 cidadãos perderam a vida, e outros 23.550 se envolveram em 10.874 acidentes de trânsito. Cenário ainda muito sombrio que faz qualquer samba-enredo atravessar nas avenidas. Isso precisa mudar.

Os órgãos públicos que têm um papel educativo no Estado do Rio de Janeiro precisam e devem aproveitar o Carnaval para transmitir suas mensagens. Por isso, o Detran fará a sua parte em todos os dias de folia.

Montamos um minibloco que vai invadir os principais blocos do Rio de Janeiro. Vamos levar agentes fantasiados com a temática do trânsito para dentro dos blocos para conscientizar os foliões. Ao todo, serão oito que vão contar com a presença do Detran: Da Favorita, Barbas, Bangalafumenga, Simpatia é Quase Amor, Sargento Pimenta, Banda de Ipanema Infantil, Orquestra Voadora e Mulheres de Chico.

O Detran também estará na Marquês de Sapucaí para passar sua mensagem com ações educativas para o público presente no Setor 1 durante os dias de desfile. A pedido do Ministério Público e da Prefeitura do Rio, o Detran também apoiará a logística da Operação Lei Seca no Sambódromo. Os agentes vão fiscalizar os responsáveis por guiar os carros alegóricos das escolas de samba e realizarão o teste do bafômetro nos condutores. Além disso, a Lei Seca reforçou suas operações durante o Carnaval 2018 e vai realizar mais de 70 ações em todo o estado.

O Detran também esteve próximo das pessoas que deixaram a cidade do Rio na semana que antecedeu o Carnaval. Fizemos ações de conscientização com os motoristas nos principais pedágios das vias que levam os viajantes para as regiões Serrana e dos Lagos e também na Ponte Rio-Niterói.

Como já está mais do que provado que direção e bebida não combinam, estamos incentivando que os foliões utilizem o transporte público e ainda facilitem a mobilidade dos festejos nas cidades. Quem realmente precisar sair com seu carro terá que redobrar a atenção e não deixar de seguir as regras do trânsito. Motoristas, pedestres e ciclistas podem festejar juntos e de forma harmoniosa durante o Carnaval. Para isso, basta ter responsabilidade, respeito e consciência.

O Carnaval é um momento de alegria, mas, historicamente, também é um período com muitos acidentes. Por isso, cabe ao poder público tentar mudar este cenário. E uma das melhores saídas para esta transformação é a educação. Acreditamos que o folião pode festejar à vontade, mas sempre de forma consciente, com moderação, e sabendo respeitar a vida. É hora de cair na folia, mas também é hora de educar e transformar. Vamos juntos seguir este enredo para não deixar o samba desafinar!

Você pode gostar
Comentários