Nilo Sérgio Felix, secretário estadual de Turismo, colunista do DIA - Divulgação
Nilo Sérgio Felix, secretário estadual de Turismo, colunista do DIADivulgação
Por Nilo Sergio Felix Secretário estadual de Turismo e presidente do Conselho Estadual de Turismo

Rio - Há algum tempo o Carnaval carioca era conhecido mundialmente pelo desfile das escolas de samba, que leva, todos os anos, multidões ao Sambódromo. No entanto, o cenário vem mudando e, hoje, não apenas a cidade como também o estado são referências em Carnaval de luxo e beleza, apresentado pelas agremiações e pela alegria e irreverência das centenas de blocos que desfilam pelas ruas.

Animados com o crescimento do fluxo de visitantes, impulsionado, em grande parte, pela distribuição do 'Guia Rio 3' nos principais pontos de turistas, como Píer Mauá e Pão de Açúcar, os municípios do interior estão com vasta programação para os dias de folia. O material apresenta roteiros localizados a até três horas de distância da capital, fazendo com que muitos visitantes separem alguns dias de seu período no Rio de Janeiro, para conhecer outras cidades do estado.

O Carnaval do interior tem uma nuance especial. Há cidades aptas a receber tanto os turistas que preferem aproveitar os dias para descansar como aqueles que desejam aliar os atrativos turísticos com a animação dos blocos e dos bailes de Carnaval.

Petrópolis, por exemplo, já está preparada para receber os visitantes no período da festa, com expectativa de 90% de ocupação hoteleira, principalmente nos distritos, como Itaipava.

Um dos destinos mais procurados durante a Festa do Momo é Cabo Frio. A cidade recebe anualmente, durante este período, cerca de 700 mil turistas que movimentam a economia do município. É importante frisar que o turismo é o setor de maior capacidade e velocidade na geração de empregos e renda e, ao criar um movimento contínuo de visitantes, o destino colabora com a retomada do crescimento econômico do estado.

O interior oferece, ainda, blocos tradicionais, como o Bloco da Lama de Paraty, onde há 31 anos os foliões fantasiados como uma tribo pré-histórica, enlameados dos pés à cabeça e cobertos com trapos, desfilam pelas ruas da cidade. A 'tribo de lama' encerra o desfile com um banho no rio ou no mar. Cerca de 98% dos quartos de Paraty deverão estar ocupados neste período.

Carnaval de multidões, de luxo, familiar ou de rua. O Estado do Rio de Janeiro oferece todas as opções e se prepara para potencializar ainda mais esta festa, com o desenvolvimento do 'Calendário Rio de Janeiro a Janeiro', que tem o Carnaval e muitos outros eventos já mapeados em todo o estado. Coloque a sua fantasia e desfrute dos atrativos do interior.

Nilo Sergio Felix é secretário estadual de Turismo e presidente do Conselho Estadual de Turismo

Você pode gostar
Comentários