Por

Rio - Em sua 21ª edição, o Troféu Tamborim de Ouro, cedido pelo Jornal O DIA para os destaques do Carnaval, contará com novidades neste ano: o voto dos leitores pela internet terá o mesmo peso das escolhas dos jurados. Com essa nova mecânica de votação, caso uma escola tenha, por exemplo, três votos do júri e também seja escolhida pelo público, ela somará quatro pontos no total.

Serão oito quesitos avaliados nas escolas de samba: 'Escola de Ouro', para melhor agremiação; 'Voz da Avenida', para o intérprete destaque; 'Comissão Sensação', que vai eleger a melhor comissão de frente; 'Samba do Ano'; 'Casal Nota 10', para mestre-sala e porta-bandeira; 'Baianas', para a melhor ala; 'Musa', que vale destaque ou rainha de bateria e 'Bateria Show.

Pela primeira vez, o Tamborim vai premiar as escolas de samba mirins nas categorias 'Escola de samba', 'Bateria', 'Samba-enredo' e 'Mestre-sala e Porta-bandeira.'

Dos cinco integrantes da comissão de júri, dois vão estrear neste ano: a mestre em Educação e jornalista, Bárbara Pereira, e o jornalista e colunista de Carnaval, Eugênio Leal. Alberto João, Aydano André Motta e Fábio Fabato continuarão na comissão de avaliação. O resultado da votação será divulgado na edição do DIA de quarta-feira.

Além dos quesitos das agremiações, os internautas também poderão escolher no site do Dia os 'Donos da Rua', para o bloco de mais destaque.

Jurados

- Alberto João

Jornalista e responsável pelo site Carnavalesco, fundado em 2007. Completa 15 anos de cobertura das escolas de samba neste ano. Começou em 2003 pelo Dia Online e jornal O Dia. Durante três anos foi responsável pelo site O Dia na Folia. É criador do prêmio Estrela do Carnaval, concedido aos melhores da folia do Rio e de São Paulo.

- Aydano André Motta

Pesquisador de Carnaval e jornalista. Especializou-se em Cidade, em veículos como Jornal do Brasil, O DIA, O Globo, Veja e Istoé. Foi comentarista do canal Sportv e ganhador do Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2012. É autor de ‘Maravilhosa e soberana - Histórias da Beija-Flor’ e ‘Onze mulheres incríveis do carnaval carioca’.

- Bárbara Pereira

Mestre em educação, doutoranda em Memória Social e jornalista. É autora de ‘Estrela que me faz sonhar - Histórias da Mocidade’. Desde 2015, pesquisa trajetórias de passistas femininas para construir a trajetória do ‘samba no pé’ nas diferentes agremiações. No ano passado, foi uma das comentaristas do desfile das campeãs da TV Brasil.

- Eugênio Leal

Jornalista e primeiro colunista do Site Carnavalesco. Participa de coberturas do Carnaval desde 1999 pelo rádio. É compositor da escola de samba São Clemente com três sambas que foram para Marquês de Sapucaí. Ex-ritmista e diretor de bateria. Também atua como comentarista esportivo dos canais de TV Fox Sports.

- Fábio Fabato

Escritor, pesquisador de cultura popular e jornalista. É curador da premiada série de livros ‘Família do Carnaval’ e autor de cinco obras sobre a folia carioca. Comenta os desfiles das escolas de samba há dez anos em veículos como TV Bandeirantes, TV Brasil, Super Rádio Tupi, 98 FM, Portal G1 e Isto É. Já foi diretor cultural e biógrafo da Mocidade.

Você pode gostar
Comentários