Saiba como aguentar a maratona da folia

Para quem já começou a desfilar nos blocos e quer manter o pique até o Carnaval, é preciso andar na linha com alimentação leve, reforço na hidratação e atividade física a todo vapor

Por O Dia

antesdurante
antesdurante - Luiza Erthal

Se você está aquecendo os tamborins para o Carnaval e já começou a curtir os blocos de rua nos finais de semana, tenha cautela, para chegar em fevereiro esbanjando disposição. A receita é simples: para encarar a folia desde agora, é só pegar leve com alimentação e intensificar a atividade física, para fortalecer os músculos, que serão bem trabalhados durante a festa. E para não dar 'PT' o famoso 'perda total', quando a pessoa exagera em alto nível, principalmente com bebida alcoólica, abuse da hidratação e aproveite para ingerir mais água de coco e chás de ervas naturais, que ajudam a acelerar o metabolismo.

É verão, é calor, e nada mais apropriado para um bloco do que uma cerveja gelada, não é mesmo? A bebida tá liberada sim, mas sem exagero. Com sol forte, as pessoas tendem a ficar mais desidratas ao consumir álcool porque a substância intoxica o organismo, sobrecarregando principalmente o fígado, responsável pela produção de enzimas que absorvem o etanol. A dica de ouro é intercalar a cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica com água. "Se o recomendado para um dia normal são 2 litros, aumentar a ingestão para 3 litros", explicou Marco Gaioto, especialista em nutrição. A água de coco também é indispensável, pois é um isotônico natural e sua composição química é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células. E evite a cafeína nos dias em que for para folia, pois elas aumentam as chances de desidratação e podem causar desconforto.

COMIDA SAUDÁVEL

Fantasia preparada e café da manhã reforçado. É esse o lema que os foliões precisam seguir antes e durante o Carnaval. Portanto, prepare um suco rico em vitaminas e minerais para acompanhar o pão integral ou a tapioca. O abacaxi, por exemplo, é super indicado para consumo nos dias de festa. "É um alimento energético, ótimo para quem quer ter bastante disposição, e também rico em vitaminas, inclusive a Vitamina C, além de ser um excelente anti-inflamatório", destacou a nutricionista da Clínica Renewmed, Samara Lopes.

Nos dias que antecedem a folia, evite alimentos industrializados. "É preciso ver a comida como se fosse um combustível. Se você se abastece de comidas naturais, é um combustível puro. E se a comida for industrializada, com carnes processadas, por exemplo, o combustível é adulterado, fazendo com que o corpo precise trabalhar muito mais para ter energia", explicou Samara. Tudo isso atrelado a prática de atividade física, pelo menos três vezes na semana, é a fórmula perfeita para fazer bonito no Carnaval. Após os festejos, não deixe de se cuidar. Um sono tranquilo, de 8 horas, ajuda a manter disposição. Também é indicada a massagem relaxante nos pés e panturrilhas.

LANCHE REFORÇADO

Opção 1

Para reforçar a hidratação: suco de melancia com água de coco e gengibre 2 fatias de pão integral 1 colher de sopa de queijo cottage 2 fatias de blanquet de peru 2 castanhas do pará.

Opção 2

Para ter mais disposição: suco de abacaxi com hortelã Tapioca com recheio de pasta de grão de bico e um fio de azeite.

Opção 3

Para garantir energia: 1 copo de suco de melão 1 pão árabe com recheio de ovo mexido (feito com um fio de óleo de coco) tomates 3 castanhas de caju sem sal.

Opção 4

Para desintoxicar: suco verde com 2 folhas de couve 1 maçã 1 fatia de gengibre 1 fatia de cenoura água de coco.

Comentários