O projeto Heroísmo dos Reis mostra as semelhanças histórico-culturais entre a Angra do Brasil e a Angra de PortugalFoto: Divulgação
Além dos nomes semelhantes, diversos elementos comparativos entre as cidades podem ser observados, começando pela língua portuguesa. Outro elemento de similaridade é que as duas cidades se consolidaram no mesmo período histórico, através das grandes navegações portuguesas.
O processo de colonização foi alicerçado pela cultura da pesca, da subsistência de provimentos e de abrigo para embarcações. As cidades também se assemelham muito na constituição de seus traçados urbanos, na edificação de várias igrejas católicas e de fortificações para a defesa de seu território.
- Ainda no campo das similaridades, a produção de cultura, seja ela artística ou não, se dá baseada nesses fatores de particular contexto histórico, com fortes influências na culinária típica, no artesanato, nos festejos tradicionais e nas comemorações de ambas as localidades -, disse o produtor cultural, Fábio Bitencourt Campos.
A partir das premissas que unem simbolicamente as duas Angras é que se consolida o projeto entre as cidades para construir as bases necessárias para que os povos Angrenses possam ser reconhecer em sua essência, mas únicos em sua grandiosidade e nas possibilidades ações conjuntas.
O Lançamento do livro “Heroísmo dos Reis - Diálogo Cultural entre Cidades Irmãs” acontece na próxima quinta-feira (9) às 19h, no Centro Cultural Theóphilo Massad, em Angra dos Reis. O evento será multiplataforma, com noite de autógrafos, shows musicais ao vivo, exposição com elementos culturais e artísticos de Angra dos Reis e projeções interativas de Angra do Heroísmo.
- Nós vamos respeitar todos os protocolos determinados pelos órgãos públicos para a participação, como o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação completo -, explicou Fábio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.