Decisão do juiz Maurílio Teixeira de Mello Júnior anulou votos dos candidatos à vereança do Republicanos, partido de Sérgio Murilo, por "abuso e fraude perpetrada à cota de gênero"; sigla vai recorrerLuiz Felipe Rodrigues (RC24h)

Uma decisão do juiz eleitoral de Araruama, na Região dos Lagos, Maurílio Teixeira de Mello Júnior, cassou o diploma e o mandato do vereador Sérgio Murilo (REP) nesta terça-feira (30). A sentença cabe recurso.
Os candidatos a vereança pelo Republicanos nas eleições de 2020 tiveram os votos anulados por consequência dessa decisão, em resposta a uma ação apresentada por um ex-vereador que aponta abuso e fraude perpetrada à cota de gênero nos candidatos do partido.
Além da anulação dos votos dos candidatros, Maurílio tornou inelegível, por oito anos, os membros da executiva do partido, incluindo o ex-vereador Rone Rossy.
O vereador Sérgio Murilo informou ao Portal O Dia que o caso está com os advogados dele, “mas é claro que vamos recorrer”. Além disso, Sérgio afirmou que vai falar sobre o ocorrido no plenário da Câmara nesta quinta (2).
Uma das advogadas dessa ação, Drª Letícia Delmindo, disse ao Portal que a defesa “respeita a decisão judicial, porém não concorda. Por haver a possibilidade de recorrer, iremos apresentar o recurso ao TRE, dentro do prazo legal buscando a modificação dessa decisão judicial”.
Caso a decisão se concretize, será feito um novo calculo do coeficiente eleitoral, com um novo ocupante, de outro partido, para a cadeira de Sérgio.