Por lucas.cardoso
Rio - Para manter seu carro conservado, funcionando em bom estado, é fundamental fazer a manutenção programada. Todo proprietário deve ter ciência deste compromisso, mas ainda é comum ver veículos se deteriorando nas ruas por falta de revisão, alguns até com pouco tempo de uso. Além de simplesmente levar o automóvel na oficina para a inspeção periódica, é importante conhecer que pontos são examinados no serviço. Nesta reportagem, conversamos com alguns profissionais de centros automotivos, que fazem este trabalho diariamente.
A orientação básica segundo Danilo Vasconcelos, sócio da Dinamicar Pneus, é consultar o manual do propritário. "Lá estão dicas de qual componente checar em cada período", conta.
Para evitar problemas, o ideal é que todas as rodas e pneus sejam exatamente iguaisLuiz Ackermann / Agência O Dia

O empresário conta que apesar de alguns itens terem costumeiramente uma época padrão, cada carro pode ter uma peculiaridade. Questionado sobre a importância da revisão no automóvel, explicou que ignorá-la provoca reações em cadeia: "Não trocar certo componente, você sobrecarrega outros, por exemplo, não trocou o óleo do motor, este vai trabalhar sem a viscosidade correta e ficará comprometido. Se não trocar o filtro de combustível, normalmente a cada 10/20 mil quilômetros, o carro vai consumir mais. Revisão é para manter o carro com segurança, sua vida útil, além de gerar economia ao longo do uso do veículo. E vale ressaltar ainda que carro com revisões em dia tem mais valor na hora da revenda".

Publicidade
FAÇA A SUA PARTE
Dando um pouco de atenção aos pneus, Demerval Miranda, gerente da Jambeiro Pneus, 42 anos, chama a atenção do proprietário, que deixa de fazer seu papel na preservação do componente. "Falo da calibragem, tão importante e noto que as pessoas não costumam fazer. Pneu vazio gasta mais combustível e gasta de forma irregular. Portanto, é ideal a cada 15 dias, com o conjunto frio, passar em um posto de gasolina e regular a pressão", explicou.
A escolha do mecânico também é muito importanteLuiz Ackermann / Agência O Dia

Quanto a manutenção periódica, Demerval sinaliza que pneus devem passar por alinhamento e balanceamento a cada 5 mil km, serviço que reflete na direção do carro. O profissional também deu dicas do que considerar na escolha de novos componentes, assim como quem deseja trocar as rodas: "Escolha um pneu que leve detalhes em consideração como o nosso clima quente, é sempre bom usar um componente equiparado com o modelo do seu carro (especificado no manual). As rodas, aconselho manter o padrão original do veículo (manter o aro).

Publicidade
O gerente ainda alerta para serviços prestados por empresas que praticam um preço bem abaixo do mercado. "Desconfie se o preço for muito barato para um determinado serviço, porque acabam por embutir ao cliente outras manutenções desnecessárias para aquela ocasião, para compensar o valor reduzido. Infelizmente existe esta prática", esclareceu.

ESCOLHA

Para Lilian Romero, 31 anos, enfermeira, fazer a revisão do carro é ficar livre de preocupações diversas. "É muito importante, porque mantem o bom funcionamento o veículo, é uma medida de segurança e ainda evita problemas piores", contou a proprietária de um Chevrolet Corsa 2011. Só falta a profissional de saúde obedecer aos prazos recomendados no manual do proprietário: "Eu enrolo para fazer", confessou.

Na hora da troca dos pneus, Lilian poupou tempo e adquiriu modelos como os originais. Ela disse que gostou de desempenho do produto. Por fim, ela que fará a próxima revisão em uma nova oficina, que ainda será escolhida, revelou o critério decisivo: "Indicação de alguém".
Publicidade
Já Ana Claudia Nascimento, 35 anos, supervisora de controle do Detran-RJ, todo o trabalho no Chevrolet Celta 2004 é feito na oficina de um primo. "Ele sempre cuidou dos carros que eu já tive", revelou a relação de confiança. Ela também já teve que trocar os pneus do hatch e comprou o modelo recomendado pelo fabricante no manual. A funcionária terceirizada do Estado diz que as revisões são importantes, pois é melhor prevenir do que remediar. No entanto, não pode ainda fazer a última em razão de atraso de salários: "Estou esperando o Estado me pagar para levar o carro".