Por thiago.antunes

Rio - Quando chega o Carnaval, também aumenta a movimentação nas estradas. Nessa época, é comum vermos um veículo enguiçado. E, para ajudar os viajantes a não perder a folia, o DIA preparou o ‘Pé na estrada’, uma edição especial com dicas sobre revisão, troca de pneus, balanceamento e até recomendações para comprar um carro novo. Preparado para pegar carona nessa viagem?

Reportagem ouviu especialistas e preparou uma série de recomendações sobre revisão%2C troca de pneus%2C balanceamento e até troca de carro para quem pretende pegar a estrada Estefan Radovicz / Agência O Dia

A primeira orientação é básica: a necessidade de fazer uma manutenção antes de viajar. “O ideal é levar o carro para verificação a cada três meses, mesmo que tudo aparente estar bem”, explica Felipe Henrique, da EPneus Bosch Car Service. “A última vez que vi um carro parado era bateria. A dona pensava que não era necessário trocar o componente”, lembra Mário Martins, da Jambeiro Pneus.

O ideal, segundo ele, é verificar óleos, filtros, alinhamento e balanceamento das rodas, pastilhas de freio, suspensão e os pneus. “É uma inspeção básica em qualquer tipo de revisão e que pode identificar se há algum problema com o carro”, esclarece.

Especialistas recomendam verificação de óleos%2C filtros%2C alinhamento e balanceamento das rodas%2C pastilhas de freio%2C suspensão e pneusEstefan Radovicz / Agência O Dia

Antes de viajar para o feriado, especialistas recomendam que o proprietário procure um mecânico de confiança ou um centro automotivo especializado para fazer uma checagem geral das partes do veículo, para evitar imprevistos. Mas o essencial é fazer um trabalho preventivo, como explica Alan Gobbo da Auto Center Garantia Total. “O brasileiro não tem a postura da prevenção. Ele só age na emergência. Primeiro, ao adquirir um carro, o proprietário precisa ler o manual para ter mais conhecimento do seu veículo”, aconselha.

Verificar pneus e freios

O especialista alerta que as pessoas colocam em risco a própria vida e reforça a importância de procurar auxílio mecânico preventivo. “Quanto à manutenção, os motoristas não devem procurar uma oficina só na ocasião de um problema. Nessa época de chuvas, temos uma demanda alta para verificação de pneus e freios, porque as pessoas passam sustos conduzindo o automóvel nestas condições e descobrem que os componentes já estavam gastos, comprometendo a segurança”.

Antes de pegar a estrada%2C motoristas devem procurar um mecânico de confiança ou um centro automotivo especializado para fazer uma checagem geral Reprodução

Danilo Souza, da Dinamicar Pneus, reforça a importância da calibragem. “Os pneus devem ser calibrados a frio, antes de pegar a estrada. Quando o carro vai cheio, a pressão é mais alta. Essas informações podem ser consultadas, normalmente, na coluna onde fecha a porta dianteira do carro, do lado do motorista, na carroceria”, explica. “É necessário checar também o estado dos pneus, a marcação TWI (indicador de desgaste do componente)”, completa.

Você pode gostar