Por leandro.eiro

Rio - Os SUVs da Hyundai foram os primeiros carros de passeio a atravessar o continente da Antártica, desde Union Camp até McMurdo, ida e volta. Os utilitários foram dirigidos por Patrick Bergel, bisneto do explorador polar e herói britânico, Sir Ernest Shackleton. A jornada, que aconteceu em dezembro de 2016, foi feita em comemoração ao centenário da heróica expedição Transantártica de Shackleton, de 1914 a 1916, e é relatada em um curta-metragem produzido pela Hyundai, apresentado pela primeira vez em um evento em Londres, na semana passada.

SUV da expedição de 30 dias foi um Santa Fe adaptado para utilizar pneus gigantes de baixa pressãoDivulgação

O SUV da expedição de 30 dias foi um Santa Fe adaptado para utilizar pneus gigantes de baixa pressão. E, dessa forma, poder atravessar quase 5,8 mil quilômetros de terreno gelado em condições extremas. O modelo percorreu longas distâncias a temperaturas inferiores a 28ºC negativos, desbravando novos caminhos por plataformas de gelo flutuante que nunca haviam sido percorridas anteriormente por veículos com rodas. “A sensação era menos de estar dirigindo e mais de navegar pela neve. Foi uma expedição única, com um desafio que ninguém havia tentado antes. Teve tudo a ver com resistência, não velocidade. Nossa média foi de apenas 27 km/h”, disse Patrick Bergel.

Um dos mais experientes especialistas em dirigir na Antártica, Gisli Jónsson, da Arctic Trucks, ficou encarregado de preparar o veículo antes do evento e liderou a expedição no continente. “Era um Hyundai Santa Fe convencional. Motor, sistema de gerenciamento, transmissão, diferencial dianteiro e cardã eram completamente originais de fábrica. Porém, tivemos que adaptar grandes pneus de baixa pressão, importantes para manter o veículo em cima da neve em vez de abrir caminho por meio dela. Usamos uma pressão nos pneus equivalente a um décimo da normalmente nas estradas”.

Para acomodar os pneus, a carroceria do carro foi elevada com novos subchassis e suspensões. O veículo recebeu engrenagens dentro dos cubos de roda para lidar com diferentes forças e a necessidade de girar mais lentamente para rodar na mesma velocidade. As outras modificações foram o aumento da capacidade do tanque de combustível, a conversão do carro para rodar com combustível Jet-A1 — único disponível no continente — e a instalação de pré-aquecedor para o frio.

SUVs desbravam plataformas de gelo flutuante que nunca haviam sido percorridas por veículos com rodasDivulgação

História

A primeira tentativa de Sir Ernest Shackleton de atravessar a Antártica aconteceu após a corrida ao Polo Sul, finalizada em dezembro de 1911 com a conquista do norueguês Roald Amundsen. Shackleton voltou sua atenção para a travessia da Antártica de mar a mar, pelo polo. Então, fez os preparativos para o que se tornou a Expedição Transantártica Imperial, de 1914 a 1917.

Durante a expedição, seu navio Endurance ficou preso em um iceberg e foi esmagado. A tripulação escapou, acampando no gelo e depois lançando barcos salva-vidas para chegar à Ilha Elefante. E, posteriormente, à ilha habitada da Geórgia do Sul, uma viagem tempestuosa de 720 milhas náuticas e a mais famosa façanha de Shackleton. Em 1921, retornou para a Antártida com a expedição Shackleton-Rowett, mas morreu enquanto seu navio estava ancorado na Geórgia do Sul.

Carroceria foi elevada com novos subchassis e suspensões. O veículo recebeu engrenagens dentro dos cubos de rodaDivulgação


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