Por leandro.eiro

Rio - Um estudo da Allianz, empresa de seguros, aponta que 40% dos acidentes veiculares que resultam em perdas ou danos materiais ocorrem ao manobrar ou estacionar o carro. Foram cerca de 3,5 mil casos analisados. Segundo a pesquisa, o aumento dos acidentes em situações de estacionamento e manobras pode ser atribuído às mudanças nos formatos dos carros e ao crescimento contínuo da urbanização. Nas últimas décadas, os veículos ficaram mais largos e compridos. Mas o tamanho das vagas para estacioná-los permaneceu o mesmo.

Maioria dos casos ocorre quando condutor se move em marcha à ré%2C segundo pesquisa de empresa de segurosDivulgação

O levantamento ainda considera que a visibilidade dos motoristas foi consideravelmente reduzida, particularmente nas janelas traseiras e laterais, como consequência das mudanças aplicadas aos automóveis. “A frequência dos acidentes que ocorrem durante o estacionamento e as manobras aumentou mais de 30% nos últimos dez anos e correspondem a 44% dos incidentes com perdas ou danos materiais e 39% das colisões físicas de danos plenos”, conta Rüdiger Hackhausen, chefe de reivindicações da Allianz.

Marcha à ré

As análises mostraram que as caminhonetes e as vans ocasionam 30% mais acidentes do que veículos pequenos ou compactos. Outro número de destaque sinaliza que a grande maioria dos acidentes ao estacionar ou manobrar acontece quando se dá marcha à ré. Situações como essa são responsáveis por mais de 70% dos sinistros e cerca de 85% dos pedidos de indenização por danos materiais plenos.

Especialistas acreditam que sistemas de assistência para estacionamento com visão em 360º poderão reduzir os índices de sinistrosDivulgação

Quase a metade de todos os pedidos de indenização analisados pelo estudo (41,7%) resultou de batidas de um veículo contra outro que estava parado, sendo que o primeiro estava estacionando em marcha à ré. A pesquisa também apontou que uma a cada cinco manobras envolveu dois carros que bateram quando ambos estavam parando de marcha à ré.

O estudo entendeu que muitos sistemas de assistência de estacionamento, atualmente instalados nos veículos, têm uso limitado. Isso porque não cobrem as laterais dos veículos e fazem com que muitos motoristas confiem nesses dispositivos, não agïndo com a cautela necessária. “Os primeiros sistemas inteligentes de auxílio ao condutor, como os assistentes de estacionamento e os sistemas de freios autônomos de emergência para manobrar, ajudarão a reduzir significativamente este risco no futuro”, disse Wolfgang Fey, chefe de uma área de assistência ao condutor da Continental.

Tais acidentes ainda podem causar ferimentos. No estudo, a proporção de acidentes de estacionamento e manobras que causam o acionamento de seguro automotivo por lesões corporais é de 4%, bem menor porém do que os pedidos para perdas ou danos materiais. No entanto, aqueles que envolvem pedestres ou ciclistas podem ser graves — dois terços dos acidentados são pessoas a partir de 65 anos. Nos casos analisados, esses acidentes foram provocados exclusivamente pela direção em marcha à ré.

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