Seguro: veja dicas para economizar

Pesquisa de preço e investimento em equipamentos de segurança ajudam a economizar, segundo lista de empresa especializada no segmento

Por O Dia

Rio - O seguro de carro numa cidade como o Rio, que sofre com altos índices de violência incluindo o roubo de carros, se tornou um custo pesado no bolso do consumidor, principalmente em tempos de crise no país. Em meio a esse contexto, a Bidu Corretora elaborou um guia com nove orientações para os motoristas interessados em conseguir uma apólice mais barata para proteger o seu veículo.

Em caso de acidentes%2C as seguradoras podem negar o pagamento da indenização%2C caso o proprietário omita a idade na hora de preencher o formulárioArquivo Agência O Dia

Pesquise preços

Faça cotação em, no mínimo, três seguradoras para encontrar a cobertura ideal e o melhor preço. Atualmente, as corretoras online permitem fazer cotação em tempo real com diferentes seguradoras. Como a política de preços entre as empresas é livre, é importante pesquisar todas as possibilidades, pois elas podem variar muito de uma seguradora para outra.

Formulário completo

Por mais que possa parecer extenso e cansativo, é importante responder todas as perguntas do questionário com atenção e com a maior honestidade possível, pois as respostas afetarão no valor do seguro. Um campo não preenchido, qualquer que seja, pode gerar variação considerável no preço. Não subestime as informações requeridas pelo documento.

Valor do seguro para jovens é sempre mais caro%2C por terem pouca experiência com direçãoReprodução Internet

Informe mudanças

Fique atento e informe a seguradora sobre qualquer mudança que possa afetar no valor do seguro, seja para encarecer ou diminuir. Por exemplo, se você mudou de endereço e passou a contar com estacionamento, o valor do seguro vai diminuir. Mas se você utilizava o veículo apenas para lazer e agora faz uso comercial, isso aumenta as chances de acidentes. Portanto, o valor, consequentemente, aumenta.

Estacionamento

Conhece aquela máxima: ‘o barato pode sair caro?’. Quem deixa o carro em estacionamento, paga menos no seguro do que quem deixa o carro na rua, pois o risco de roubos e acidentes diminui. Portanto, caso você não tenha onde deixar o veículo, considere fazer um orçamento em um estacionamento privado nos arredores da residência e do seu local de trabalho.

Rastreadores podem diminuir preço do seguro em até 30%Reprodução Internet

Menores de 25 anos

O valor do seguro para jovens dessa faixa de idade é sempre mais caro, por terem pouca experiência com direção. E, consequentemente, maior possibilidade de se envolverem em acidentes. Mas, se inevitável, assuma o valor mais caro e não omita a informação, para evitar que a seguradora negue a indenização ao cliente na hipótese de um sinistro.

Rastreador

Instalar um rastreador no veículo dificulta o roubo. Caso isso aconteça, facilita que seja encontrado. Dessa forma, os riscos diminuem. E, consequentemente, o preço do seguro pode diminuir em até 30%.

Modelos de carros

Alguns modelos de automóveis, como os mais antigos, de luxo, esportivos, utilitários ou os mais visados para roubo, costumam ter o seguro mais caro em até quatro vezes na comparação com os veículos fora dessas categorias. Portanto, pesquise bem antes da compra e tenha consciência que o modelo escolhido pode ser um fator para encarecer o preço do seguro.

Com rastreador

Um seguro com rastreador veicular é um produto que torna a proteção do seguro mais acessível. Você pode adquirir um rastreador com seguro por mensalidades a partir de R$ 70. Ele oferece proteção caso o proprietário passe por uma situação de roubo ou furto, contando com agilidade na recuperação do seu veículo.

Indenização

Caso seu carro não seja recuperado, o seguro com rastreador indenizará você em até 100% da tabela Fipe, utilizada como referência para definir o valor de um veículo. Além disso, algumas opções oferecem coberturas adicionais para aumentar a abrangência de proteção do veículo.

Seguro popular

Ao contratar um seguro para automóvel, um dos principais fatores levados em consideração é o preço cobrado para ter acesso a esse tipo de cobertura.

Mais acessível

Com apólices mais baratas que as tradicionais, principalmente por permitir consertos com peças extraídas de veículos de desmanches e não originais, o seguro popular tem o intuito de tornar mais acessível os benefícios e a segurança oferecida pelas apólices de seguro, com um preço bem mais barato do que o tradicional. Assim, você pode optar apenas pelos serviços que for utilizar ou que considerar necessários.

Últimas de Automania