Por leandro.eiro

Rio - A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os resultados da indústria automobilística de junho e do primeiro semestre deste ano. Na ocasião, revelou também suas novas projeções de vendas, produção e exportação para 2017. As novas expectativas da entidade apontam um crescimento de 35,6% nas exportações, o que significa terminar o ano com 705 mil unidades enviadas para outros países — a projeção anterior era de crescimento de 7,2%. A mudança, segundo a entidade, levou a uma previsão maior também na produção: saltou de 11,9% para 21,5%, alcançando 2,62 milhões de unidades até o fim do ano.

Associação estima produção de 2%2C62 milhões de unidades até o fim do ano. Média de vendas diária em junho foi a maior do anoDivulgação

Para as vendas no mercado interno, os números se mantiveram inalterados. Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale, o resultado positivo das exportações ocasionou a revisão dos cálculos. “Nossa previsão inicial para as exportações já era bastante relevante. Mas com o aumento mês a mês do resultado, foi preciso rever nossos números para cima, o que é extremamente importante para o setor automotivo por impactar diretamente na produção. Entretanto, o resultado do mercado interno ainda apresenta estabilidade e não é suficiente para ocupar a capacidade ociosa que a indústria apresenta”, pondera.

Aumento nas vendas

O licenciamento de veículos em junho registrou 195 mil unidades, praticamente estável em comparação a maio. E maior 13,5% contra as 171,8 mil do mesmo mês registrado no ano passado. No primeiro semestre deste ano, 1 milhão de unidades foram comercializadas, um crescimento de 3,7% ante as 983,5 mil de 2016.

Megale ressalta o bom indicador. “A média diária de vendas em junho foi a melhor do ano até agora e este é o segundo mês consecutivo de crescimento sobre o mesmo mês do ano anterior. Isso representa mais um sinal da estabilização no comportamento dos negócios da indústria automobilística. Se tivermos um ambiente político mais estável e com alguns indicadores macroeconômicos positivos, a tendência é de retomada”, explica.

As exportações representaram mais um recorde para a indústria automobilística este ano: foi o maior volume exportado em um primeiro semestre na história. Com 372,6 mil unidades enviadas para outros países em 2017, houve um aumento de 57,2% ante as 236,9 mil do ano passado. Apenas em junho, foram negociadas 66,1 mil unidades, 9,3% abaixo das 72,8 mil de maio e 40,9% maior no comparativo com as 46,9 mil de junho de 2016.

Na produção, o mês de junho registrou 212,3 mil unidades fabricadas — diminuição de 15,4% contra as 250,9 mil de maio. E um aumento de 15,1% na análise com as 184,5 mil de junho anterior. No acumulado do ano, o setor apresentou resultado superior em 23,3%, com 1,3 milhão de unidades em 2017 e 1 milhão no ano passado.

Você pode gostar