O Roadster (2008) foi o primeiro veículo produzido pela Tesla. Conversível foi modificado para o lançamento - Reprodução da Internet
O Roadster (2008) foi o primeiro veículo produzido pela Tesla. Conversível foi modificado para o lançamentoReprodução da Internet
Por O Dia

O foguete Falcon Heavy da Space X foi usado para levar à órbita do nosso planeta o Tesla Roadster. Enviado para o espaço pela empresa de Elon Musk, o carro foi lançado a uma velocidade superior a 72 mil km/h, o que o torna o automóvel mais veloz do planeta e, futuramente, o de maior quilometragem registrada. O veículo foi o primeiro fabricado pela empresa, em 2008.

Em direção a Marte, o elétrico foi 'pilotado' por um boneco vestido de astronauta, chamado Starman. O lançamento é um gesto simbólico da SpaceX que tem planos ambiciosos com objetivo de mandar seres humanos para o planeta vermelho.

O veículo precisou passar por alterações antes de ser mandado para fora da nossa órbita em direção a Marte, informou Elon Musk. Entretanto, essas mudanças não foram reveladas. O que se sabe é que os engenheiros da empresa devem ter retirado os fluidos do modelo, já que em locais com essas condições, os líquidos congelariam e o ar dos tanques (também parte do sistema de ignição) e dos pneus poderiam explodir devido à pressão.

A previsão de rota do carro, divulgada pelo próprio dono da SpaceX, mostra que o veículo passará próximo ao nosso planeta em um ano. Quando isso acontecer, o Tesla Roadster já terá mais de 250 milhões de quilômetros no hodômetro. Tal número, o colocará no topo do pódio como o automóvel mais rodado de toda a história.

Prometido para 2020, uma nova versão do modelo mandado ao espaço terá quatro propulsores elétricos e uma velocidade máxima de 402 km/h. Graças à configuração, a aceleração de 0 a 100 no nosso planeta acontecerá em assustadores 1,9 segundo, chegando aos 160 km/h em 4,2 segundos. O que dará ao superesportivo elétrico a primeira posição, atualmente ocupada pelo Bugatti Chiron. Outro diferencial importante do modelo elétrico é que, com apenas uma carga, suas baterias lhe garantem uma autonomia de mil quilômetros. O feito será um marco para a indústria dos carros eletrificados.

Você pode gostar
Comentários