Compacto só conseguiu tomar o posto do Gol, como o carro de entrada mais vendido no ano, em 2014
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Compacto só conseguiu tomar o posto do Gol, como o carro de entrada mais vendido no ano, em 2014 Divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - Depois de 22 anos de ótimos resultados, o Palio não aparece mais no portfólio de produtos da Fiat. Lançado pela montadora italiana em 1996 com o objetivo de competir diretamente com o Gol, da alemã Volkswagen, o modelo agora dá lugar na linha de produção para o Argo. O hatch que teve apenas duas gerações ao longo de toda essa história se despede, mas seu visual permanece vivo na picape Strada e na aventureira Weekend, que não saíram de linha.

O modelo vinha sendo vendido nas versões com motor 1.0 no Palio Fire e 1.4 no Novo Palio. Segundo a Fiat, o fim da produção do carro e de outros, como o Punto e o Bravo, é a conclusão de um processo iniciado desde o lançamento do Argo, em meados do ano passado. 

Durante as mais de duas décadas no mercado nacional, o compacto vendeu mais de 3 milhões de unidades, e conseguiu desbancar o Gol na preferência dos consumidores em 2014. Naquele ano, a diferença entre eles foi de 385 unidades, com 183.741 vendas do modelo da Fiat contra 183.356 do hatch da montadora alemã. Mas, no ano passado, com a chegada do Argo, o número de vendas do Palio caiu, o que acabou por sacramentar o fim da linha de produção do popular.

Precursor de algumas tecnologias, como air bags frontais e freios ABS para compactos, surgidas nos anos 1990, o Palio teve um sucesso tão grande que deu origem a uma linha de outros modelos. Na lista, o sedã Siena, a perua Weekend e a bem sucedida picape Strada, todos lançados nos três primeiros anos após o surgimento do Palio (1997, 1998 e 1999). À época, aliás, a montadora italiana foi a que deu início à onda de carros aventureiros com a produção da Weekend, que tinha suspensão elevada.

Com o fim da fabricação do Palio, abre-se espaço na linha de produção da Fiat em Betim (MG). No local, deverão ser produzidas mais unidades do Argo, que conquistou bons números de vendas no ano passado, quando foram comercializadas mais de 27 mil unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O número é cerca de 7 mil a mais que o Palio, que teve quase o dobro do tempo e vinha sobrevivendo graças a versão Fire, mais adquirida na venda direta para empresas.

Com o fim do popular, o compacto Mobi passa a ser o carro de entrada da marca. No ano passado, o modelo conseguiu bons número de vendas e ficou em terceiro lugar no ranking do segmento, com mais de 54 mil unidades emplacadas em 2017.

Graças aos bons resultados da picape Strada, a herança do hatch segue viva entre os modelos da Fiat. No ano passado, a picape Strada vendeu mais de 54 mil unidades.

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