Apesar da autonomia, testes foram realizados com o apoio de um centro de comando - fotos divulgação
Apesar da autonomia, testes foram realizados com o apoio de um centro de comandofotos divulgação
Por Lucas Cardoso

Uma das inovações mais promissoras e controversas da atualidade, o carro autônomo começa a deixar os ambientes de ensaio e testes para ganhar as ruas das cidades. As questões relacionadas a emissão de poluentes vêm sendo sanadas com o aumento da tecnologia dos motores. Mas a questão dos acidentes de trânsito continua sendo fonte de discussões em todo o mundo. A expectativa que o novo sistema de direção evite mortes e acidentes começa a crescer.

Na última semana, a Waymo, ex-divisão da Google, a Ford e a Nissan anunciaram iniciativas relacionadas a implantação do sistema. A Waymo, que hoje atua separadamente dentro do conglomerado Alphabet, divulgou um vídeo em 360 graus com a demonstração do funcionamento da inteligência artificial. No registro de pouco mais de três minutos, há explicações e detalhes sobre o funcionamento do mecanismo independente. A empresa também mostra como o sistema visualiza tudo a sua volta. Pelas indicações, o objetivo da Waymo é reduzir a desconfiança do público enquanto a empresa se prepara para lançar um serviço de transporte privado nos Estados Unidos.

Já a Ford e a Nissan, em parceria com empresas que desenvolvem essa tecnologia, iniciaram testes do sistema nas cidades de Miami e Yokohama. Na ação, clientes pré-selecionados por meio de um aplicativo poderão utilizar o carro como meio de transporte em pequenos trajetos. Ainda que autônomos, os dois sistemas são monitorados por uma central de comando que, ao sinal de qualquer situação não prevista, pode desativar o carro.

"Esta é a primeira vez que estamos implantando a tecnologia de carros autônomos para uso comercial no futuro. Este é realmente o primeiro passo para a sua comercialização", diz Sherif Marakby, vice-presidente de Veículos Autônomos e Eletrificação da Ford.

Para facilitar a compreensão dos níveis de autonomia de um carro, a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE) criou uma escala com cinco níveis de independência da inteligência artificial nos veículos. Segundo estimativas dos especialistas, a tecnologia de autonomia total estará em vigor apenas em 2025.

ACIDENTES NO BRASIL

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009 e analisou casos em 178 países. O estudo ainda apontou uma projeção de aumento de mortes. Segundo a OMS, serão 1,9 milhão de vítimas em 2020 e 2,4 milhões em 2030.

Além disso, os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas de vítimas, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde foram registrados 37.306 mortos e 204 mil feridos no trânsito em 2015.

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