A autonomia do carro drone é de 500 km no ar e 1.900 km no chão - AFP
A autonomia do carro drone é de 500 km no ar e 1.900 km no chãoAFP
Por Lucas Cardoso

A edição deste ano do Salão de Genebra manteve a sua tradição e trouxe de tudo um pouco. Conceitos, carros de luxo, superesportivos insanos, elétricos, clássicos e até voadores chamaram a atenção nos primeiros dias de evento, que acontece na Suíça e termina no domingo.

O carro voador, que só aparecia em filmes de ficção, poderá se tornar realidade no ano que vem, quando decolar o primeiro modelo do tipo, em um projeto particular. Até lá, uma empresa holandesa apresenta o comercial Liberty, o primeiro voador no mercado. A proposta da Pal-V é começar a entregar o veículo curioso em 2019. Segundo seus criadores, a ideia surgiu para buscar uma alternativa ao tempo perdido nos deslocamentos até o aeroporto para quem vai viajar de avião. "O Pal-V é o produto perfeito para a mobilidade entre as cidades. Fora das cidades, voa. Na cidade, roda", explica Robert Dingemanse, presidente da empresa.

Além do Liberty, outro conceito de carro voador também apareceu pelos estandes de Genebra. Fruto da aliança entre Airbus, Audi e Italdesign, o autônomo 'Pop.Up Next' deve ser comercializado a partir de 2025. O veículo, que lembra um drone, tem três rodas (duas atrás, uma na frente) e hélices retratáveis que lhe permitem voar como um helicóptero. O protótipo funciona com um motor a gasolina, tem autonomia para 500 km no ar e 1.900 km em estrada. A velocidade máxima é de 160 km/h. O preço do veículo pode chegar a 500 mil euros (R$ 2 milhões), segundo a Audi.

O inovador é atraente. Mas nada é mais instigante nos salões mundo afora que os superesportivos. É o caso da Ferrari 488 Pista (com o V8 mais poderoso já produzido), McLaren Senna (com sua versão GTR com 789 cavalos), Porsche 911 GT-3 RS (com motor de 520 cv) e o conversível Lamborghini Huracan Performante Spyder (equipado com propulsor 5.2 V10 e preço que supera os R$ 3,3 milhões). Dessa lista, exceto o alemão 911, todos têm o passaporte carimbado para desembarcar em solo brasileiro.

elétricos e híbridos

Os elétricos e híbridos também chamaram a atenção na Suíça. Projeto da Polestar, nova divisão esportiva da Volvo, o Polestar 1 adianta o que será o primeiro veículo esportivo e limpo da parceria. Híbrido, seus motores produzem 600 cavalos e mais de 100 kgfm de torque. Além de ter baterias com autonomia de 150 km. Segundo a Volvo, o modelo já tem 6 mil interessados.

Outro modelo que esbanja potência sem poluir é o croata Rimac C Two, que tem 1.914 cv e consegue rodar 600 km com uma carga completa em suas baterias. A Porsche também divulgou um veículo elétrico no salão, o Mission E-Cross Turismo. O SUV com pegada de esportivo tem dois motores que geram mais de 600 cavalos e permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Produzido sobre a base do projeto Mission E, apresentado em 2015, espera-se que o modelo entre em fase de produção seriada no início de 2019.

A Jaguar não só mostrou no salão como anunciou o início da produção do I-Pace, primeiro SUV 100% elétrico da marca. Com tração nas quatro rodas, o modelo traz dois propulsores elétricos, cada um com a função de produzir força para um eixo do veículo, que juntos desenvolvem 394 cv e 71 quilos de torque.

Por mais incrível que pareça, não é só novidade que o público procura quando visita um salão do automóvel. Em Genebra, a Brabus, conhecida preparadora de carros, expõe uma divisão de carros clássicos que compete de igual para igual com os lançamentos e conceitos. No local, o modelo que chama mais atenção é o Mercedes SL 300 Roadster. O roadster de dois lugares tem motor 3.0 de seis cilindros, que entrega 218 cv de potência. Parece novo e recém saído da linha de montagem.

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