versões topo de linha são equipadas com roda de liga leve 15 polegadas com desenho exclusivo - divulgação
versões topo de linha são equipadas com roda de liga leve 15 polegadas com desenho exclusivodivulgação
Por O Dia

A Toyota lançou a linha 2019 do Etios hatch e sedã. Conforme havia determinado, a montadora lança as novas versões do modelo com mais itens de segurança já de série. Com pequena variação nos preços se comparado a linha 2018 (pouco mais de R$ 1 mil), a novidade tem preços que partem de R$ 47.270 na configuração X-STD 1.3 e vão até R$ 67.290 na Platinum 1.5 automático do hatch, valores que passam a R$ 52.110 e R$ 71.150 nas mesmas configurações do sedã.

Mais seguro, o modelo é equipado de entrada com controle de estabilidade, chamado pela marca Vehicle Stability Control (VSC), de tração e assistente de partida em rampa, que evita o recuo do carro denominado de Hill-Start Assist Control (ou HAC na sigla). Com baixo interesse do público, a versão Cross do hatch foi descontinuada na nova linha. Outra novidade é a mudança de nome da versão topo de linha, chamado agora de X-Plus e não XS, como era anteriormente.

Essa versão mais cara é equipada com motor 1.5, traz rodas de liga leve de 15 polegada e repetidores de seta nos retrovisores, que não existiam na linha 2018. No visual, apenas pequenas mudanças. A grade da dianteira mudou para a cor preta, combinando com a máscara negra aplicada nos faróis. Vale ressaltar que as mudanças não estão presentes na versão de entrada X-STD, que só será vendida para frotistas.

MOTORIZAÇÃO SEM NOVIDADES

Na motorização, nada mudou. A linha 2019 vem equipada com os mesmos propulsores 1.3L e 1.5L com duplo comando de válvula, ambos 16V Flexfuel, que geram de 98 a 107 cavalos e de 13 a 14 quilos de torque, respectivamente. Dependendo da versão, os conjuntos podem ser combinados a um câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro marchas. Os motores são fabricados na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP). O sistema de suspensão e freios do modelo segue igual na nova linha.

A versão X é equipada com direção elétrica assistida progressiva (EPS), ar-condicionado e abertura interna do porta-malas no sedã. No hatch, a abertura é elétrica, além de trava e vidros elétricos nas quatro portas, com opção de um toque. A versão tem alarme de advertência para portas abertas vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas, bem como os obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.

A versão X-Plus adiciona os seguintes itens: roda de liga-leve 15 polegadas, rádio MP3 com conexão Bluetooth, auxiliar e USB, volante multifuncional com controle de velocidade de cruzeiro (versão automática), controle de áudio e do computador de bordo. Além de difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados.

Na versão XLS, além dos itens citados nas anteriores mais novo desenho da roda 15, multimídia com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, volante e bancos em couro. A versão topo de linha Platinum está equipada com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo, manopla de câmbio em couro, detalhe cromado na grade, aerofólio (na versão sedã), tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré.

Devido ao baixo custo de revisão, o modelo tem atraído bom público. Segundo a Toyota, até os 60.000 km, o valor total gasto com revisões é de pouco mais de R$ 2.800,00, um dos menores do mercado.

Você pode gostar
Comentários