A viagem de 63 mil quilômetros e 15 meses até a China é a segunda grande expedição feita pelo casal
 - divulgação
A viagem de 63 mil quilômetros e 15 meses até a China é a segunda grande expedição feita pelo casal divulgação
Por Lucas Cardoso

Um casal de brasileiros foi e voltou da China a bordo de uma picape Chevrolet S10. A aventura de Amandio Palhares e Joselle Pinheiro terminou oficialmente no dia 3 deste mês, na fábrica da GM em São José dos Campos (SP). A largada aconteceu há 15 meses, na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo.

Eles atravessaram 16 países, três continentes e dois oceanos (Índico e Atlântico). "O trecho marítimo foi feito de navio. O terrestre somou 62 mil quilômetros de diferentes tipos de pavimento e alguns imprevistos, como o fechamento das fronteiras entre a Tailândia e Mianmar, na Ásia, que nos obrigou a redesenhar parte do trajeto", conta Amandio, que é empresário em Goiânia e casado há 23 anos com Joselle.

Os dois revezavam as tarefas. Enquanto um estava ao volante, por exemplo, o outro checava o roteiro e fazia registros em fotos e vídeos, uma espécie de diário de bordo que podia ser acompanhado por um blog. Durante a aventura, foram mais de 500 postagens nas redes sociais e 18 mil seguidores.

Para Amandio, o maior desafio foi o trecho chinês. "O idioma, os hábitos e a legislação foram os maiores obstáculos, principalmente porque não falávamos a língua deles e a maioria deles pouco entendiam o português ou o inglês", conta.

A empreitada do casal começou em São Paulo, em 2017. Lá, eles pegaram a estrada em direção a Argentina, onde embarcaram a picape em um navio para a Malásia. Do país, rodaram para Singapura, Tailândia, Camboja, Laos, China e Austrália. Na volta, passaram pelo Uruguai, Argentina e Chile antes de chegar ao Brasil.

Imprevistos

Para a expedição, o casal usou uma S10 LTZ 2.8 turbodiesel 2017 com um camper sobre a caçamba, que era o espaço utilizado pelo casal para dormir e preparar as refeições. Na expansão, uma cama, um fogão, uma geladeira e uma pia. "A tração 4x4, os controles eletrônicos de estabilidade e os alertas de segurança foram muito úteis. Só tivemos três pneus furados e um para-brisa trincado por uma pedra", relata Joselle. A viagem a China foi a segunda grande expedição feita pelo casal a bordo de uma S10. A primeira foi com um modelo anterior da picape que os levou até o Alaska, por 65 mil quilômetros. Para Amandio e Joselle, a maior gratificação foi cultural. "Fomos bem recebidos por onde passamos. Acolhidos por pessoas de diferentes etnias e religiões. Em alguns locais, conseguimos retribuir esse carinho com serviços sociais. Reconheço que o conceito de humildade para nós ganhou outro significativo após esta experiência", disse empresário.

Você pode gostar
Comentários