Em teste de colisão frontal, modelo é arremessado contra barreira
a 64 km/h
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Em teste de colisão frontal, modelo é arremessado contra barreira a 64 km/h Divulgação
Por O Dia

A Fiat Toro nacional conseguiu quatro estrelas no teste de segurança realizado pela LatinNCAP. Os dados foram divulgados pela entidade independente esta semana. O modelo, que foi a segunda picape mais vendida em 2017, obteve o bom resultado tanto no quesito voltado para adultos quanto em relação à proteção de crianças. Versão testada era a mais básica, equipada com dois airbags.

Dos 34 pontos possíveis na avaliação para adultos, a picape conquistou 29,4 pontos. Já no teste de segurança para crianças, o modelo somou 36,9 pontos, dos 49 possíveis. Segundo a entidade, na avaliação de impacto dianteiro, foi boa a proteção à cabeça, à parte superior das pernas e aos pés de quem vai atrás do volante. Mas, para tórax e parte inferior das pernas, foi considerada somente adequada.

Contraponto

No entanto, a situação da picape piora no teste de colisão lateral. Nessa circunstância, cabeça e quadril têm boa proteção. Já o tórax tem proteção considerada marginal. No caso do carona, a segurança é boa para cabeça e pernas, contudo apenas adequada para o tórax.

No teste, pesou a favor do modelo a presença de itens como cinto de segurança de três pontas para todos os passageiros e ancoramento Isofix, usado para fixar cadeirinha. O órgão chegou a testar a versão mais equipada da Toro, com seis airbags, mas a avaliação não foi considerada no resultado final. A avaliação não conta, pois o órgão só avalia o desempenho do carro com itens de série.

Os testes para adultos e crianças incluem análise de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%); impacto lateral contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo; e impacto lateral contra um poste, quando o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h.

A classificação da proteção infantil é oferecida por uma avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil, as chamadas 'cadeirinhas', nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

Controle eletrônico de estabilidade e teste de colisão lateral viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra do órgão, ter 4 estrelas significa que o veículo passou pelos três testes (impacto frontal, lateral e de ESC).

 

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