TY-E chama a atenção pelas formas arrojadas. Peso ajuda nas trilhas - Divulgação
TY-E chama a atenção pelas formas arrojadas. Peso ajuda nas trilhasDivulgação
Por O Dia

A Yahama apresentou seu novo lançamento: uma motocicleta elétrica dedicada à prática de trilhas (trial). A apresentação aconteceu em evento da última segunda-feira, no Japão. Chamada de TY-E, a motocicleta atenderá, praticamente, ao público da modalidade de manobras em baixa velocidade. No entanto, não existe previsão a respeito do início da produção.

A investida da montadora prova que não é somente no mercado automotivo que a busca por eficiência energética está acirrada. Pesando apenas 70 kg, a motocicleta é fruto de um trabalho primoroso dos engenheiros, que receberam carta branca da montadora para produzi-la. O maior problema para a equipe foi conseguir extrair um alto torque, com um conjunto mecânico tão leve e de porte reduzido.

Sem muitos detalhes revelados pela Yamaha, o protótipo tem quadro tipo monocoque em fibra de carbono composta. O assento fica a 1,13 metro do solo e vão livre de 35 centímetros. O motor elétrico de corrente alternada é combinado a uma embreagem hidráulica multidisco. Embora não revelada, a autonomia do modelo deve superar os 150 km.

O peso da motocicleta é baixo, mas compatível com a proposta do segmento dos trilheiros. Nessa modalidade, as motocicletas têm um tanque de combustível menor e nem tem banco. Além disso, é ideal que os modelos tenham porte mais esguio, a fim de facilitar as manobras.

Você pode gostar
Comentários