Novos modelos deverão vir com mesmos retoques na dianteira feitos na versão aventureira do Gol, a Track
 - Lucas Cardoso
Novos modelos deverão vir com mesmos retoques na dianteira feitos na versão aventureira do Gol, a Track Lucas Cardoso
Por O Dia

A Volkswagen confirmou que as novas linhas de Gol e Voyage terão opções com câmbio automático, em vez do sistema robotizado (I-Motion). As mudanças devem começar no segundo semestre deste ano e fazem parte da lista de lançamentos da marca até 2020, no Brasil. O anúncio foi feito pela montadora esta semana, durante evento na fábrica em São Paulo.

Trata-se do mesmo câmbio Aisin de seis marchas com função Tiptronic utilizado nos recém-lançados Polo e Virtus. O novo sistema deverá equipar a versão do Gol e do Voyage chamada de Exclusive. As modificações foram antecipadas em setembro do ano passado, mas foram confirmadas somente agora.

Além da mudança na transmissão, os dois populares devem receber o motor 1.6 16V MSI de 117 cv, que é mais moderno e eficiente. A troca acontecerá por questões mecânicas, uma vez que o novo câmbio já está pronto para trabalhar com esse motor. Hoje, as versões topo da linha Gol e Voyage utilizam o 1.6 de 8 válvulas EA111, que gera 104 cavalos de potência.

Apesar de os valores dos modelos ainda não terem sido revelados pela marca, espera-se que eles não ultrapassem muito a barreira da linha 2018, equipada com a transmissão automatizada. No caso do Gol, a versão Confortline I-Motion custa R$ 55.490. Já no caso do Voyage, a versão topo (Conforline) I-Motion custa R$ 59,700.

Outra mudança da linha será no visual. O design será o mesmo utilizado na versão Track do Gol, com faróis, capô e para-choque mais agressivos e robustos. A nova cara também está presente na nova Saveiro. Quando a mudança ocorrer, o compacto Up! será o único modelo da marca a utilizar o sistema automatizado.

Diferenças

Na prática, a principal diferença entre os dois sistemas é que o automático utiliza conversor de torque, e o automatizado um sistema eletrônico que faz as trocas de marchas automaticamente utilizando uma caixa originalmente projetada para trocas manuais.

Você pode gostar
Comentários