As condições do asfalto em que o veículo trafega podem interferir diretamente na vida útil dos amortecedores que são desenvolvidos para suportar grandes quilometragens. Também conta a forma de utilização do veículo.
Segundo Jair Silva, gerente de qualidade e serviços a Nakata, é importante ficar atento aos indícios de desgaste dos amortecedores. Entre eles, perda de estabilidade em curvas, balanço excessivo em arrancadas e freadas, vazamento de óleo, barulhos anormais; ou quando as rodas pulam excessivamente em trajetos de solos irregulares.
Ele lembra que, para manter o veículo seguro e evitar desgaste prematuro de componentes tais como pneus e amortecedores , é importante fazer alinhamento e balanceamento de rodas a cada 10.000 km. Isso também deve ser feito quando o veículo passar por um buraco que provoque forte impacto na suspensão ou se o condutor notar comportamento anormal do automóvel.
Outra recomendação é efetuar revisões periódicas no conjunto de suspensão, em oficina de confiança ou em concessionárias. Isso deve ser feito a cada 40 mil Kms rodados.






